Início Acidentes e Incidentes

Porta tampão que se desprendeu do Boeing 737 MAX 9 em voo foi encontrada sem alguns parafusos

Divulgação – NTSB

Os investigadores dos EUA deram detalhes sobre o que foi encontrado até agora do Boeing 737 MAX 9 que perdeu uma porta tampão em pleno voo. Em uma coletiva de imprensa feita ontem à noite na cidade de Portland, de onde o 737 MAX 9 da Alaska decolou e minutos depois perdeu uma porta tampão, a NTSB deu detalhes da investigação que ainda está em curso.

O órgão responsável por toda investigação de acidentes aéreos nos EUA informou que 4 parafusos da parte inferior da porta tampão estão faltando e que a busca continua para tentar encontrar estes componentes.

Segundo os investigadores, mesmo que a busca seja infrutífera, não deve atrapalhar o curso da investigação. Até o momento não foi possível determinar se estes 4 parafusos faltantes se perderam durante o acidente (descompressão) ou se já não estavam no local antes do voo.

Ao todo são 12 pontos de fixação da porta tampão com a aeronave e em todos teve indicativos de falha ou “rompimento” comprovado, motivo qual a porta saiu praticamente intacta da aeronave.

A NTSB também informou que, apesar dos 3 avisos em voos anteriores de uma momentânea perda de pressurização, eles até o momento não estão diretamente ligados ao acidente do dia último dia 5.

A investigação deverá ser finalizada apenas no ano que vem, num prazo que pode ir de 12 até 15 meses para publicação do Relatório Final. Confira abaixo a coletiva de imprensa na íntegra:

Sair da versão mobile