Início Acidentes e Incidentes

Painel da porta saiu inteiro ao se desprender de Boeing 737 MAX 9 da Alaska

Divulgação – NTSB

Os investigadores dos EUA divulgaram fotos da porta que se desprendeu do Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines. O painel, chamado de “door plug”, ou tampão de porta, é instalado nos MAX 9 que têm uma configuração de menos densa, nos quais ter uma porta funcional não é necessário.

Este tampão acabou voando após o Boeing 737 MAX 9 da Alaska decolar de Portland, no estado americano do Oregon, e subir até 16 mil pés (4.800m) de altitude, na última sexta-feira, 5 de janeiro, resultando numa descompressão e num pouso de emergência.

Até o momento, não está claro o que causou o desprendimento deste componente, que ficou sumido até a manhã de ontem, quando foi encontrado no quintal da casa de um professor. Curiosamente, um celular de um dos passageiros também foi encontrado, funcionando, na região metropolitana de Portland.

A NTSB, o órgão responsável pelas investigações de acidentes aéreos, divulgou na tarde de ontem, fotos sobre onde e como o tampão foi encontrado:

Como supracitado, a peça foi encontrada numa área residencial, entre arbustos no quintal de uma casa de um professor. O tampão será enviado para o Laboratório de Análise de Materiais da NTSB na capital Washington D.C., para exames aprofundados.

Até o momento da FAA, a Administração Federal de Aviação Civil dos EUA, mantém sua restrição de voo do modelo 737 MAX 9, que poderá voar apenas após uma inspeção na região que o tampão fica.

Sair da versão mobile