Início Aviação Militar

Portugal comprará em breve aviões A-29 Super Tucano da Embraer

Imagem: Embraer

A Embraer deverá em breve ter a sua primeira venda do Super Tucano no padrão OTAN, com a Força Aérea Portuguesa (FAP) adquirindo o modelo de ataque leve ao solo.

O A-29N foi lançado há poucos anos pela Embraer e é uma aeronave “NATO Ready”, ou seja, usa os mesmos sistemas de comunicação e dados do padrão da Aliança do Atlântico Norte, assim como o cargueiro KC-390.

Com isso, não é necessário que o avião, que é líder na categoria de ataque leve, seja modificado para operar dentro da OTAN, que sempre preza pelo padrão por se tratar de uma aliança multinacional.

E neste contexto, Portugal optou pela aeronave, como anunciou recentemente o Ministro da Defesa, Nuno Melo: “No que tem de ver com as indústrias de defesa, outro ponto que identificamos como prioritário, estamos neste momento a ultimar o que será a concretização de uma aeronave à imagem do KC-390, que tem dado grande resultado convenhamos, mas uma aeronave de ataque ao solo de base Embraer, com tecnologia portuguesa incorporada num projeto que vai ver a luz do dia e que vai ser legalmente aprovado passando do plano para a concretização política e legislativa para muito em breve, refiro me ao Super Tucano e uma fábrica de munições”.

A função nesta aeronave na FAP será preencher a lacuna deixada pelos jatos de treinamento avançado AlphaJet, que já deram baixa do serviço português, assim como servir de apoio ao Exército em conflitos terrestres, principalmente na missão da ONU na República Centro-Africana.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.