Portugal envia tanques Leopard 2A6 em gigante avião Antonov para a Ucrânia

Divulgação – Ministério da Defesa de Portugal

Os primeiros tanques portugueses que servirão na guerra da Ucrânia já foram entregues, e utilizando um grande avião ucraniano. Os veículos são do modelo Leopard 2A6, a penúltima versão fabricada pela alemã Krauss-Maffei Wegmann.

Equipados com canhão de 120mm e pesando 60 toneladas, as duas primeiras unidades saíram de Portugal no mês passado e foram enviadas para a Alemanha, onde passaram por preparação e se juntaram à outros tanques do mesmo modelo, do próprio exército alemão, antes de serem transportados por caminhão até a Ucrânia.

O transporte até o país de origem do Leopard foi feito com uma aeronave An-124 Ruslan da Antonov Airlines, a companhia aérea da renomada fabricante ucraniana. Hoje este é o maior avião civil cargueiro em operação no mundo, já que o seu irmão maior An-225 Myria foi destruído durante a invasão russa no Aeroporto de Gostomel, em 2022.

É esperado que mais um An-124 pouse em Portugal em breve para buscar mais um Leopard 2A6, reforçando a linha de defesa ucraniana que já conta com o Leo 1A5, 2A5, 2A7, M1A1 Abrams dos EUA e o britânico Challenger 2, além dos tanques de origem soviética que Kyiv já contava na sua frota antes da invasão.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias