Início Aeroportos

Postes que atrapalhavam os pousos no Galeão são retirados pela Light

Imagem: Governo Federal Brasileiro / Daniel Basil

Os onze postes de 13 metros de altura instalados na Estrada do Galeão, próximo de uma das cabeceiras de pista, foram retirados hoje.

A informação da instalação dos postes foi divulgada inicialmente aqui no AEROIN, que apontou as notificações da Aeronáutica sobre a proibição de pousos pela cabeceira 33 e a decolagem pela cabeceira 15, já que os postes instalados pela concessionária de energia Light interferem na zona de proteção do aeroporto, que visa dar segurança para a passagem das aeronaves.

Com isso, a maioria das operações de pouso e decolagem tiveram que ficar na pista 10/28, que é a segunda maior do país com 4.000 metros de comprimento, porém mais distante do terminal de passageiros.

A Light informou em nota posterior que a instalação dos postes era temporária e que, apesar de interferir no plano básico de zona de proteção do aeródromo, o impacto nos voos é praticamente nulo.

Agora os postes já foram retirados devido à grande repercussão da reportagem inicial, como informa o jornal O Globo e confirmado pela própria RIOGaleão, que administra o aeroporto internacional. Também foi informado que o projeto da nova rede elétrica será submetido ao DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo, antes de qualquer nova intervenção seja feita.

Sair da versão mobile