Pratt & Whitney Canada acaba de conquistar a certificação de seu 200º tipo de motor desde o PT6 em 1963

Motor PW127XT-L – Imagem: Pratt & Whitney Canada

A fabricante de motores aeronáuticos Pratt & Whitney Canada, uma empresa do grupo RTX, anunciou hoje, 11 de outubro, que a autoridade de aviação civil do Canadá (TCCA – Transport Canada Civil Aviation) certificou o tipo do motor turboélice PW127XT-L para aviação regional.

Essa certificação representa um marco significativo para a empresa, pois este é o 200º tipo de motor desde que ela introduziu o motor PT6 original em 1963.

“Alcançar 200 certificações de tipo de motor em um período de 60 anos é realmente uma conquista singular no mundo da aviação”, disse Irene Makris, vice-presidente de atendimento ao cliente da Pratt & Whitney Canada. “Este marco é uma prova da dedicação, devoção e perspicácia técnica de gerações de funcionários da Pratt & Whitney Canadá, enquanto esperamos obter muitas mais certificações de motores nas próximas décadas”.

O PW127XT-L equipará a aeronave turboélice regional ATR 42-600S (“S” em referência a STOL, sigla em inglês para pouso e decolagem curtos), proporcionando uma classificação de empuxo mais alta para permitir que a aeronave decole em pistas tão curtas quanto 800 metros.

ATR 42-600S – Imagem: ATR

A série de motores PW127XT é o novo padrão na aviação turboélice regional, oferecendo 40% mais tempo de voo, redução de 20% nos custos de manutenção e uma melhoria de 3% na eficiência de combustível.

O PW127XT-L junta-se aos motores PW127XT-M anteriormente certificados que equipam a última geração de aeronaves da ATR. Outro derivado do motor, o PW127XT-S, foi selecionado pela Deutsche Aircraft para alimentar o turboélice regional D328eco com entrada em serviço prevista para 2026.

Os motores Pratt & Whitney Canada alcançaram mais de um bilhão de horas de voo em toda a frota, desde a introdução do PT6 em 1963. As famílias de motores PW100/150, às quais pertence o motor PW127XT, contribuíram com mais de 220 milhões de horas para o total da frota.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias