Preparando-se para receber seu 1º Airbus A350, Swiss define que ele terá matrícula utilizada por um DC-9

Em 15 de julho de 1966, este Douglas DC-9-15 juntou-se à frota Swissair – Imagem: Divulgação / Swiss

A companhia aérea Swiss International Air Lines informa que os preparativos para a introdução em serviço do novo modelo de sua frota, o Airbus A350, estão a todo vapor. Ainda falta algum tempo até que o recebimento da primeira aeronave, porém, as futuras matrículas de registo já são conhecidas.

Concepção gráfica de um A350 com pintura da SWISS

Os novos A350 decolarão com as matrículas HB-IFA, -IFB, -IFC, -IFD e -IFE. Olhando para trás na história da companhia suíça, nota-se que o registro HB-IFA já voava com a lendária cruz suíça há quase 60 anos. De 1966 a 1968, um Douglas DC-9 totalmente novo a serviço da Swissair voou com este registro.

Matrículas de registro na aviação

No mundo da aviação civil, os registos de aeronaves desempenham um papel importante na identificação. Desde 1944, é obrigatório que todas as aeronaves utilizadas na aviação internacional tenham um número de matrícula. Na Suíça, o Gabinete Federal de Aviação Civil (FOCA) é responsável pela coordenação disto.

Para aviões, helicópteros, balões e dirigíveis, o número de registro consiste em três letras além do código do país (HB para Suíça). A primeira letra do número de registro após o código do país contém informações sobre o tipo de aeronave. As letras I e J representam aeronaves com peso superior a 15 toneladas.

Códigos de registro de aeronaves na Suíça:

HB-A: Turboélices bimotores de 5,7 a 15 toneladas, desde 2019 também outras aeronaves comerciais (já que I e J foram esgotados)
HB-B: Balões (ar quente e gás)
HB-F: Aeronave de produção suíça
HB-H: Aeronave monomotor fabricada na Suíça com menos de 5,7 toneladas
HB-I: Aeronaves com mais de 15 toneladas
HB-J: Aeronaves com mais de 15 toneladas (quando o HB-I estiver esgotado)
HB-K: Aeronave monomotor com menos de 5,7 toneladas
HB-L: Aeronave bimotor com menos de 5,7 toneladas
HB-M: Aeronave acrobática
HB-O: Sob pedido para Piper monomotor
HB-P: Piper monomotor com menos de 5,7 toneladas
HB-Q: Balões (quando o HB-B acabar)
HB-R: Antigo
HB-V: Jatos executivos com menos de 15 toneladas
HB-X: Helicópteros
HB-Z: Helicóptero (quando o HB-X estiver esgotado)

A segunda letra é escolhida para um tipo de aeronave (por exemplo, A350 ou A320neo). A terceira letra não é de forma alguma escolhida aleatoriamente na SWISS: a primeira aeronave de cada novo modelo recebe a primeira letra do alfabeto. Por exemplo:

Airbus A220-100: HB-JBA
Airbus A220-300: HB-JCA
Airbus A320neo: HB-JDA
Airbus A321neo: HB-JPA
Airbus A330: HB-JHA
Airbus A340: HB-JMA
Boeing 777: HB-JNA
Airbus A350: HB-IFA

De acordo com o planejamento atual, as duas primeiras aeronaves A350 serão entregues em 2025. As três restantes serão entregues em 2026.

Conforme anunciado anteriormente, as demais frotas de longo curso também estão sendo modernizadas. A reforma do primeiro A330 será concluída no segundo semestre de 2026, com a reforma do primeiro B777 em uma data posterior. A razão para isto é a contínua situação desafiadora em vários fornecedores.

Informações da SWISS

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias