Presença de militares em aeroportos pode ser prorrogada por 6 meses e estendida ao Nordeste do país

Imagem: Força Aérea Brasileira

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou em entrevista à GloboNews na terça-feira (23) que a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos pode ser prorrogada por mais 6 meses e estendida para a região do Nordeste.

Dino, que está de saída do ministério para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), revelou que a recomendação para a prorrogação partiu da avaliação unânime em uma reunião com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, com os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, e representantes da Polícia Federal.

O decreto que instituiu a GLO dos Portos e Aeroportos foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de novembro, com a operação iniciando em 6 de novembro e prazo previsto até maio deste ano.

Dino destacou que a GLO dos Portos e Aeroportos tem sido eficiente, resultando em apreensões de drogas, prisões de pessoas e impedindo desvios de rotas por organizações criminosas. Ele ressaltou que isso tem representado um obstáculo para as atividades dessas organizações, contribuindo para a segurança e ordem nos locais abrangidos pela operação.

O ministro informou que surgiu a proposta de estender a GLO para outros portos e aeroportos, principalmente na região Nordeste. Até o momento, a operação em vigor inclui os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e em Guarulhos, em São Paulo, além dos portos do Rio, de Itaguaí (RJ) e de Santos (SP). As Forças Armadas assumiram funções de polícia nos aeroportos, enquanto a Marinha passou a monitorar acessos e a realizar revistas em embarcações nos portos.

Em ações recentes, a unidade de esforços entre a Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal (PF) e Receita Federal do Brasil (RFB), no âmbito da Operação Ponte Aérea, que abrange a atuação das Forças de Segurança, para combate ao crime organizado, por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), realizou três novas apreensões de ilícitos nos aeroportos do Galeão e Guarulhos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias