Início Acidentes e Incidentes

Prestes a entrar na pista em Congonhas, avião A320 tem pane e está agora esperando ser retirado por reboque

Um Airbus A320 está parado, no momento da publicação desta matéria, no ponto de espera para entrada na pista 17R do Aeroporto de Congonhas, sem conseguir se mover por meios próprios, conforme as imagens da transmissão ao vivo do canal Golf Oscar Romeo disponibilizadas a seguir. Abaixo do vídeo, leia mais detalhes sobre a situação.

Conforme as cenas acima, às 15h34, após o controlador de tráfego autorizar a entrada na pista para a decolagem, o piloto do voo 3030, da LATAM, informou que precisaria retornar ao pátio devido a uma pane em um sistema.

A aeronave alocada no voo é o A320 registrado sob a matrícula PR-MYX, que partiria de São Paulo para Cuiabá, em Mato Grosso.

O controlador então instruiu o taxiamento pela pista para retorno ao pátio, porém, em seguida, o piloto também explicou que precisaria reiniciar um sistema da aeronave para saber se conseguiria se mover ou se precisaria ser rebocado.

Após a verificação, não foi possível realizar o taxiamento, sendo necessário aguardar o acionamento da equipe de apoio para levar o veículo de reboque até o local.

Outro avião da LATAM precisou permanecer parado atrás do PR-MYX por não haver espaço para seu movimento, enquanto outros aviões passaram a utilizar uma taxiway intermediária para acessar a pista.

No momento da publicação desta matéria (16h00), o veículo de reboque estava perto da posição, aguardando pela autorização para poder se deslocar até o ponto necessário.

Atualização: às 16h06 foi possível ver a entrada do veículo de reboque na pista, para se deslocar até a frente do A320. Às 16h11, foi iniciada a movimentação da aeronave.

Em nota ao AEROIN, a LATAM informou que a aeronave precisou ser substituída por outro equipamento em razão de questões técnicas, e que os passageiros desembarcaram normalmente e foram reacomodados em outro avião, que decolou às 17h38 (hora local). A companhia ainda reforçou que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura aos seus passageiros.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile