Prestes a pousar em Congonhas, piloto de A320 precisa arremeter devido a passageiro no banheiro

Aproximação para a pista 35L de Congonhas – Imagem apenas ilustrativa

Assim como ocorreu com um Boeing 737 da GOL em Salvador na semana passada, quando os pilotos precisaram abortar a decolagem devido a um passageiro indo ao banheiro, um Airbus A320 da LATAM também precisou ter sua aproximação para pouso descontinuada no último domingo, 9 de junho.

O vídeo a seguir, gravado por Eliseu Almeida e compartilhado com o AEROIN por seu amigo Marco Antonio Capoeira, que também estava a bordo, mostra o momento em que o avião estava prestes a pousar pela pista 35L no Aeroporto de Congonhas. Foi solicitado, pelo sistema de som, que os passageiros se mantivessem sentados e com cintos de segurança afivelados, e, em seguida, foi iniciado o procedimento de arremetida (desistência da continuidade do pouso).

A gravação acima foi feita a bordo do A320 de matrícula PR-MHM, que partiu de Brasília no voo LA-3011 e chegava ao aeroporto paulistano às 14h28 do domingo.

Segundo relatado pelo viajante, um passageiro se levantou e foi ao banheiro quando o avião já estava na aproximação para o pouso. A tripulação avisou várias vezes para que ele retornasse ao seu assento, mas ele não atendeu aos pedidos. Por fim, no momento da arremetida, o passageiro estava retornando do banheiro.

Após a aeronave ter sido estabilizada na sequência da arremetida, o comandante informou que a medida teve o objetivo de garantir a segurança de todos a bordo. O pouso foi completado na aproximação seguinte, às 14h51.

A aviação comercial possui regras claras e específicas, que incluem a necessidade de permanecer sentado e com o cinto de segurança afivelado durante a decolagem e o pouso. Tais medidas buscam assegurar que, em uma eventualidade, todos estejam o mais protegidos quanto possível.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias