Primeiras imagens do avião russo A-50 supostamente danificado por drones caseiros bielorrussos

Depois que grupos bielorrussos que se opõem ao governo de Lukashenko alegaram ter atacado e danificado um avião russo A-50 de Alerta e Controle Aéreo (AEW&C), enquanto estava na base aérea de Machulyshche, surgiram as primeiras imagens de satélite que colocaram em dúvida a veracidade dessas reivindicações.

No domingo, 26 de fevereiro, a organização bielorrussa BYPOL, oposta ao governo do ditador Lukashenko, informou que uma aeronave AEW&C A-50U russa foi atacada e severamente danificada por meio de uma operação especial orquestrada por partidários do chamado “Plano Vitória. O referido ataque teria sido realizado com dois drones comuns e os danos, alegaram, teriam sido graves o suficiente para colocar esta peça vital de tecnologia fora de ação.

No entanto, as primeiras imagens de satélite tiradas hoje (abaixo, esperar pelo carregamento) da base aérea de Machulyshche (localizada ao sul de Minsk) mostram o A-50 russo em boas condições, aparentemente.

Como pode ser visto nas imagens de satélite publicadas hoje pela Planet Labs, o A-50U em questão mostra dois pontos pretos, um na antena do radar Shmel-M e outro na frente da fuselagem, coincidindo com os relatados pela BYPOL. No entanto , o dano parece ser muito menos dramático do que originalmente sugerido, relata o Aviacionline.

Embora o radar do A-50 possa ter ficado inoperante devido a danos, ainda não está claro se o avião não poderá voar novamente, a fim de ser levado à Rússia para reparos. O que parece claro é que o avião foi realocado de seu estacionamento habitual, o que pode ser uma reação ao ataque.

Uma avaliação adequada dos danos deve aguardar o surgimento de fotos de satélite de alta resolução.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias