Primeiro caça furtivo F-35 da Bélgica é apresentado nos EUA

Divulgação – Lockheed Martin

A Lockheed Martin apresentou oficialmente o primeiro F-35A Lightning II da Bélgica ao governo belga durante uma cerimônia de apresentação nas instalações de produção do caça. Este evento marca um marco significativo na história da Força Aérea Belga e fortalece a aliança entre os Estados Unidos e a Bélgica, um aliado-chave da OTAN.

“A introdução do F-35 na Força Aérea Belga nos permitirá continuar a cumprir todas as nossas missões nas próximas décadas, em cooperação com nossos aliados e parceiros na OTAN, na União Europeia e além”, disse o Chefe de Defesa das Forças Armadas Belgas, Almirante Michel Hofman.

Construído sobre o legado do F-16 Falcon, operado hoje pelo país europeu, o F-35 garantirá que a Força Aérea Belga possa cumprir suas missões na OTAN e proteger os interesses chave da aliança. Ao servir como a solução de Segurança mais avançada do século XXI, o F-35 conectará ativos em diferentes domínios para aumentar a consciência situacional da Bélgica e de seus principais parceiros europeus.

O F-35 cria oportunidades de emprego de alta qualidade e de longo prazo para a Bélgica. Através do programa de Interesse de Segurança Essencial (ESI), a Lockheed Martin trará técnicas de fabricação de ponta e benefícios, expandindo as habilidades e conhecimentos da indústria belga e fornecendo empregos de alta tecnologia para os belgas nas próximas décadas.

O programa da Bélgica prevê a aquisição de 34 F-35A. A primeira aeronave, designada AY-01, será entregue à Força Aérea Belga no próximo ano. Enquanto isso, ela ficará baseada na Base Aérea de Luke, no Arizona, onde ocorre o treinamento de pilotos e mantenedores de clientes internacionais do F-35.

Pela Assessoria de Imprensa da Lockheed Martin

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias