Primeiro trimestre termina com movimento de 3,5 milhões de viajantes no aeroporto de Brasília

Aeroporto de Brasília – Imagem: Inframerica

A concessionária Inframerica informa nesta segunda-feira, 17 de abril, que o Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, de Brasília (DF), registrou aumento no número de passageiros no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com dados divulgados pela administradora do terminal da capital federal, foram contabilizados 3,5 milhões de passageiros entre janeiro e março deste ano, um crescimento de 11% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Além do aumento no número de passageiros, o terminal brasiliense também registrou um crescimento no número de voos. Ao todo, foram contabilizados 26 mil pousos e decolagens nos primeiros três meses deste ano, um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O movimento internacional também cresceu. Foram 115 mil passageiros e 775 voos no trimestre. O aumento é resultado de mudanças como a Latam iniciando o voo direto para Lima, no Peru, no final de março, e a GOL e a TAP aumentando a frequência de seus voos para os Estados Unidos e Portugal, respectivamente.

Atualmente o passageiro pode viajar para seis destinos no exterior saindo da capital federal: Panamá pela Copa Airlines, Lima pela Latam, Orlando e Miami pela GOL, Buenos Aires pela Aerolíneas Argentinas e Lisboa pela TAP.

Apesar da evolução, o movimento do trimestre ainda é 16,5% menor que 2019, antes da pandemia. O fluxo, porém, vem se recuperando pouco a pouco.

O Aeroporto de Brasília é o terceiro terminal aéreo mais movimentado do país, ficando atrás apenas dos aeroportos de Guarulhos e de Congonhas. O terminal da capital do país também se consagra como um dos maiores hubs do Brasil, com a maior capacidade de pista do país e o único capaz de operar pistas simultaneamente.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Depois de grande acordo com a Embraer, Netjets firma outro para...

0
A gigante empresa de aviação privada NetJets, filial da Berkshire Hathaway, firmou um acordo para a compra de até 232 jatos executivos