Primeiro voo comercial no Aeroporto de Blumenau não acontece após avião Azul não conseguir pousar

Cessna 208B Grand Caravan da Azul Conecta

Na tarde desta quinta-feira, dia 5 de outubro, o primeiro voo comercial da empresa Azul, com destino a Blumenau completou a sua viagem, no entanto não para o terminal. As condições climáticas no momento não possibilitaram o pouso em Blumenau e a aeronave precisou alternar o voo para o Aeroporto de Navegantes. 

A alteração de rota ocorreu por “falta de teto”, termo técnico utilizado para exemplificar que a camada de nuvens no local, cobrindo pelo menos metade do céu, está mais baixa que a altura mínima estipulada para o Aeroporto. Mesmo assim, após 20 anos, a tentativa dupla de pouso marcou a retomada dos serviços do Aeroporto que tem viagens confirmadas durante todo o período da 38ª Oktoberfest.

Vale destacar que a festa está temporariamente suspensa após alerta de alagamento na cidade. A festa tem previsão para retornar na próxima terça-feira (10) e deve se estender até 29 de outubro, uma semana após o cronograma inicialmente previsto.

O AEROIN entrou em contato com a Azul Linhas Aéreas para saber se a empresa também irá adiar as operações no Aeroporto, assim como as festividades serão prorrogadas na cidade. O leitor serpa informado assim que obtivermos uma resposta.

A aeronave, um Cessna 208B Grand Caravan, registrado sob a matrícula PS-CNC, decolou do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 15h10, no voo AD5214. Após duas tentativas de pouso e algumas órbitas de espera, a aeronave seguiu para o Aeroporto de Navegantes. Abaixo, os dados do RadarBox mostram a trajetória do monomotor:

Imagem: RadarBox

Para marcar o momento, uma cerimônia contou com a presença do secretário da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) de Santa Catarina, Beto Martins, que esteve representando o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.

O governador e o prefeito Mário Hildebrandt não estiveram presentes por priorizarem o acompanhamento da situação climática da região. Também estiveram na cerimônia a vice-prefeita Maria Regina Soar; o Secretário da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Evandro Neiva e a secretária adjunta Catiane Seip; bem como o secretário adjunto da SPAF, José Feiber; além de representantes da administração pública de Blumenau e da Azul Linhas Aéreas.

Os voos, que têm saídas de São Paulo (Congonhas) e Curitiba, visam facilitar o acesso de turistas durante a Oktoberfest 2023 e contam com passagens disponíveis para o período entre os dias 5 e 22 de outubro.

Ainda sim, o prefeito de Blumenau ressalta a importância deste primeiro voo, mesmo com o imprevisto climático, por ser um marco para Blumenau. “Estamos trabalhando de forma consistente para tornar o nosso aeroporto ativo no município. Blumenau já tem grandes capacidades turísticas e por isso precisa dessas condições de acesso melhores e facilitadas. Em 2022, somente na Oktoberfest, tivemos 62,5% dos visitantes de fora de Blumenau. Esse público, que movimenta a economia da nossa cidade, terá cada vez mais condições de acesso à nossa Blumenau e por isso esse voo é marcante para a história do aeroporto“.

Nosso objetivo é mostrar que o Aeroporto da nossa cidade tem capacidade para atuar além dos serviços que já acontecem no local, beneficiando cada vez mais nossa cidade e população. Como neste ano são esperadas novamente mais de 600 mil pessoas na Oktoberfest, queremos facilitar a chegada daqueles que vêm de fora de Santa Catarina“, explicou Alexandro Fernandes.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias