Início Variedades

Profissionais de Controle de Tráfego Aéreo realizam capacitação em inglês aeronáutico

Imagem: DECEA

Visando à concessão de 325 licenças anuais de curso online de inglês aeronáutico, o Subdepartamento de Administração (SDAD) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) firmou um contrato com a instituição de ensino americana Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU). A iniciativa garante a capacitação de 1300 profissionais, controladores de tráfego aéreo e operadores de estações aeronáuticas, ao longo de quatro anos.

De acordo com o DECEA, a oferta dos cursos é parte do Programa de Elevação de Nível de Inglês Aeronáutico no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O conteúdo das aulas é desenvolvido com base nas necessidades dos profissionais do setor no Brasil.

O contrato prevê, ainda, que os alunos e monitores de cada turma, que obtiverem maior destaque e melhores notas no Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do SISCEAB (EPLIS), participem de capacitação imersiva, realizada na sede da Universidade, em Daytona Beach, na Flórida. O programa de trabalho oferecido pela ERAU inclui, ainda, laboratórios de simulação, que oferecem aos profissionais a oportunidade de realizar aulas práticas linguístico-operacionais.

Até o momento, o programa já teve duas turmas. A primeira concluiu as aulas em 2021. Os destaques desse primeiro grupo realizaram o intercâmbio de duas semanas, de 22 de outubro a 6 de novembro, além de participarem de cerimônia de graduação.

A Segundo-Sargento controladora de tráfego aéreo Virgínia Thaís Guedes Mignoni Evaristo, do efetivo do SDAD, foi uma das participantes. A militar foi indicada devido ao seu trabalho de excelência como parte da equipe de monitoria.

O grupo de indicados foi muito participativo e elogiado pela Universidade. Também pudemos apresentar a rotina do controlador de tráfego aéreo brasileiro para os alunos do Curso de Bacharelado em Gerenciamento de Tráfego Aéreo da ERAU. Foi uma oportunidade ímpar mostrar ao público internacional o trabalho exemplar desempenhado pela FAB e pelo DECEA por meio de seus controladores”, afirmou a militar.

O Tenente-Coronel Cristiano De Uzêda Pinto, gerente do empreendimento (PFF 044), falou sobre os benefícios da atividade para a rotina dos profissionais. “O conhecimento adquirido na missão certamente será difundido. O projeto também reforçará entre os profissionais a importância do inglês aeronáutico como uma das camadas de segurança operacional“, declarou o oficial.

Informações do DECEA

Leia mais:

Sair da versão mobile