Programa APU Zero da Azul completa 2 anos e o resultado é uma economia de 50 milhões de litros até agora

Fonte externa conectada ao avião, para não precisar utilizar APU – Imagem: Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas informa que o APU Zero, seu programa pioneiro que visa a promover uma gestão sustentável de recursos energéticos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa durante as operações em solo, completou dois anos.

Iniciado em abril de 2022, durante esses dois anos de operação, a Azul economizou 50 milhões de litros de QAV (Querosene de Aviação), equivalente a 20 mil voos entre os aeroportos de Sõa Paulo/Congonhas (SP) e Rio de Janeiro/Santos Dumont (RJ). O programa possibilitou uma redução de 128 mil toneladas de CO2, desempenhando um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na mitigação das mudanças climáticas. Essa redução equivale à absorção de CO2 por aproximadamente 5,8 bilhões de árvores ao longo de um ano.

Desde sua implementação, o programa APU Zero tem expandido progressivamente, passando de seis bases em 2022 para 12 em 2023, e agora projetando inaugurar mais cinco bases em 2024. Essas novas bases são Rio de Janeiro/Galeão (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS). Com um total de 20 aeroportos apoiando a iniciativa até o final de 2024, o programa continuará a crescer e a promover práticas ecoeficientes em todo o país.

Daniel Tkacz, Vice-Presidente de Operações da Azul, destaca os impactos positivos do programa:

“Observamos uma redução significativa no consumo de combustível em solo e reafirmando o compromisso da companhia em ser carbono neutro até 2045. O uso de APU em solo caiu de 70% do tempo de solo das aeronaves para 20% em comparação ao ano anterior, resultando em uma diminuição de mais de 71% no combustível consumido em solo.”

Os resultados obtidos até o momento motivam a continuação do programa, com planos de implantação em mais bases no futuro. Tkacz enfatiza que há muitas oportunidades de melhoria e ampliação do APU Zero, dependendo da colaboração de todos os envolvidos.

“Com equipes dedicadas em diversas áreas da Azul, a companhia está confiante de que pode superar as expectativas até o final do ano”, completa o executivo da Azul.

O que é o APU Zero

O programa APU Zero consiste na diminuição do uso da APU (Auxiliary Power Unit – em português, Unidade Auxiliar de Energia), que é um motor auxiliar dos aviões, geralmente localizado no final da cauda nos grandes aviões, acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está em solo.

No APU Zero, os voos são recebidos nos aeroportos parceiros com fonte externa de energia elétrica e de ar-condicionado, sem que o APU seja ligado, evitando consumo de combustível das aeronaves.

Informações da Azul Linhas Aéreas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias