Início Indústria Aeronáutica

Programa RISE de motores sustentáveis de aviação a caminho de testes de solo e voo

CFM International

Paris Airshow 2023 – Dois anos depois de lançar um dos programas demonstradores de tecnologia mais abrangentes da indústria da aviação para um futuro de voo mais sustentável, a CFM International concluiu mais de 100 testes como parte de seu programa de tecnologia Revolutionary Innovation for Sustainable Engines (RISE).

Por meio do programa RISE, a CFM está avançando em um conjunto de tecnologias pioneiras, incluindo arquiteturas avançadas de motores, como fan aberto, núcleo compacto, tecnologia de combustão avançada, gerenciamento térmico e sistemas elétricos híbridos para serem compatíveis com combustível de aviação 100% sustentável (SAF). Além disso, novas tecnologias também estão sendo amadurecidas para testar a combustão direta de hidrogênio.

Os testes até o momento ajudaram a validar a nova arquitetura de fan aberto para maior eficiência propulsiva, com testes iniciais mostrando desempenho de nível de ruído positivo. 

O programa CFM RISE visa uma eficiência de combustível superior a 20% com emissões de dióxido de carbono 20% menores em comparação com os motores mais eficientes em serviço atualmente. As tecnologias também estão sendo validadas para atender aos mais rigorosos requisitos de emissão de ruído e não-CO2.

“O programa RISE foi lançado como a manifestação absoluta de nosso profundo compromisso de ultrapassar os limites da inovação e fornecer tecnologias inovadoras que ajudarão a alcançar nossas metas de sustentabilidade mais agressivas em apoio à promessa da indústria de zero líquido até 2050”, disse Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM International

“Nossa equipe global de engenheiros tem realizado coisas incríveis e estou mais convencido do que nunca de que nosso programa RISE fornecerá as tecnologias de propulsão que estabelecerão padrões ainda mais altos para nossa indústria”, concluiu.

Como resultado do progresso dos testes, o CFM está a caminho de testes de solo e voo em meados desta década. Para testar a integração do airframer da arquitetura de ventilador aberto, foram anunciados planos com a Airbus para uma demonstração de tecnologia de voo de ventilador aberto em meados da década de 2020.

“Desde que lançamos o programa RISE, fizemos progressos significativos para validar a revisão do projeto conceitual e iniciar a industrialização das primeiras peças do demonstrador. Estamos a caminho dos testes de solo e voo em meados da década com um plano de teste completo que inclui modelagem aeroacústica de ventilador aberto este ano. O programa RISE é uma grande oportunidade para nossos engenheiros desempenharem um papel fundamental na construção de uma indústria de aviação mais sustentável”, disse Michel Brioude, vice-presidente de Engenharia e R&T da Safran Aircraft Engines.

As empresas-mãe da CFM, GE Aerospace e Safran Aircraft Engines, têm mais de 1.000 engenheiros em todo o mundo, apoiando o desenvolvimento das tecnologias do programa RISE.

“A indústria não pode atingir sua ambição de zero líquido até 2050 com melhorias incrementais de status quo na eficiência de combustível. São necessárias tecnologias revolucionárias. É por isso que acreditamos que chegou a hora do ventilador aberto, uma arquitetura de motor avançada que pode proporcionar o maior salto na eficiência do motor geracional que o CFM já alcançou. Isso é apoiado por nosso roteiro de testes mais abrangente até agora para provar e amadurecer essas tecnologias para o futuro do voo”, disse Mohamed Ali, vice-presidente de engenharia da GE Aerospace.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile