Início Indústria Aeronáutica

Projeto do avião russo MC-21 receberá 3 bilhões de dólares do Fundo Nacional de Bem-Estar

Imagem: Denis Fedorko / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Cerca de 280 bilhões de rublos (equivalentes a 3 bilhões de dólares na cotação atual) serão alocados dos fundos do Fundo Nacional de Bem-Estar (NWF) da Rússia para o projeto do jato doméstico de passageiros MC-21 (ou MS-21), disse o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, em entrevista à TASS.

“Cerca de 280 bilhões de rublos serão alocados para o MS-21 e 41,8 bilhões para o Tu-214”, disse Siluanov, respondendo à pergunta se existem outros projetos de grande escala para os quais os fundos do fundo poderiam ser alocados.

A alocação de 41,8 bilhões de rublos do Fundo Nacional de Bem-Estar para o projeto Tu-214 foi anunciada anteriormente pelo primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin durante uma viagem de trabalho à fábrica de aviação de Kazan em homenagem a S.P. Gorbunov (uma filial da Tupolev PJSC).

Siluanov lembrou que os recursos do Fundo Nacional são direcionados para grandes projetos tecnológicos ou de infraestrutura. “Trata-se de construção de aeronaves e navios, da rodovia Moscou-Kazan (M-12), do Centro Central de Transportes, do leasing de aeronaves nacionais. Ou seja, o dinheiro do Fundo Nacional de Bem-Estar vai para o desenvolvimento da economia, para projetos que são mais importante para a independência tecnológica do país”, enfatizou o ministro.

O MC-21 é um projeto russo de uma família de aeronaves a jato de curta e média distância para passageiros. É o segundo projeto russo de grande escala no campo da aviação civil depois do Superjet 100, que foi criado após a queda da União Soviética. 

A aeronave é projetada para voos em distâncias de cerca de 6 mil km e está sendo criado como um substituto para os Tu-154 e Tu-204/214, bem como uma alternativa às aeronaves estrangeiras Airbus A320, Boeing 737, entre outras.

Anteriormente, o chefe da United Aircraft Corporation (UAC), Yuri Slyusar, disse a repórteres que o custo da aeronave MC-21 seria calculado usando um mecanismo de amortecimento, dando descontos às empresas aéreas locais e viabilizando as operações.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile