Um medalhista paralímpico subiu em um avião da British Airways no aeroporto London City como parte de uma onda de protestos em andamento na capital da Inglaterra.
Segundo informações da BBC, na hora do almoço, James Brown, um ciclista paraolímpico da Irlanda do Norte, filmou-se sentado em cima de um avião para Amsterdã que deveria decolar pouco depois das 13:00 (horário local).
Ele tinha reserva para o voo e aproveitou o momento do embarque para escalar pela porta da aeronave até o teto, veja no vídeo a seguir.
Em uma transmissão ao vivo publicada no Facebook, ele disse que era “assustador” porque odiava altura, sentia frio e esperava que o derrubassem em breve.
“Oh cara, eu estou tremendo”, ele continuou. “Isso é tudo sobre a crise climática e ecológica. Estamos protestando contra a inação do governo sobre o clima e o colapso ecológico. Eles declaram emergência climática e não fazem nada a respeito”.
Depois de mais de uma hora no telhado, Brown foi retirado e levado pela polícia.
A comissária de polícia, Dame Cressida, disse: “Meu entendimento inicial é de que alguém foi preso depois que presumivelmente comprou uma passagem, passou pela segurança normalmente, subiu os degraus de um avião e se atirou para cima do avião.
Na verdade, isso foi algo imprudente, estúpido e perigoso de se fazer para todos os envolvidos. Mas acho que você pode ver que é algo difícil de prever ou impedir que aconteça.”
Ela disse que uma revisão completa da segurança no aeroporto seria realizada após a ocorrência.
O vice-comissário assistente Laurence Taylor apontou que não há lei para impedir que um manifestante compre uma passagem de avião e, como assim o fez, era “um passageiro legítimo”.
“Há uma diferença entre uma ameaça à segurança e uma ameaça de protesto”, disse ele. “Protestar não é uma ofensa.”
No quarto dia de protestos contra as mudanças climáticas, as perturbações no Reino Unido se concentraram no aeroporto da cidade de Londres.
A polícia prendeu pessoas bloqueando a entrada do aeroporto, enquanto outras se mantinham deitadas no chão.
Nicholas Watt, da BBC Newsnight, estava em um voo da Aer Lingus para Dublin quando um “homem elegantemente vestido” se levantou e caminhou pelo corredor, dando uma palestra sobre mudança climática.
A tripulação de cabine “calma e educadamente” pediu ao manifestante que retomasse seu assento e, quando ele recusou, alertou o piloto, disse Watt em um tweet:
Ele disse que o avião taxiou de volta para o portão, onde a polícia escoltou o manifestante para fora do avião.
A Aer Lingus disse que o passageiro foi removido “devido a um comportamento perturbador a bordo” e uma verificação de segurança completa da aeronave foi concluída antes que o voo atrasado pudesse partir.
A polícia disse que mais de 1.000 pessoas foram presas desde segunda-feira, incluindo cerca de 50 no aeroporto nesta quinta-feira.