Protótipo do SJ-100, com maioria de componentes russos, começa a fazer os testes de voo para certificação

O protótipo da aeronave regional Superjet SJ-100, com a maioria dos componentes feitos na Rússia, começou a realizar os testes de voo para certificação. A informação foi divulgada recentemente pela United Aircraft Corporation (UAC), informou a TASS.

A aeronave foi desenvolvida pela PJSC Yakovlev, uma subsidiária da Rostec, um conglomerado industrial russo que integra a United Aircraft Corporation. O voo inaugural se deu no aeródromo do Gromov Flight Research Institute, localizado em Zhukovsky.

Nesse primeiro voo, foi dada especial atenção ao sistema de combustível do avião. O voo teve duração de 2,5 horas, com 15 modos de testes realizados durante o trajeto, sem que qualquer falha ou irregularidade fosse detectada nos equipamentos do avião.

Para acelerar o programa, o primeiro protótipo da Superjet realizou os voos com os motores franco-russo modelo SaM146. Dois outros protótipos participarão dos testes assim que o motor russo PD-8 for autorizado a voar, de acordo com a UAC.

Andrey Boginsky, diretor-geral da PJSC Yakovlev, afirmou que o primeiro voo do protótipo marca o começo do programa de testes de voo, uma fase importante no processo de certificação da aeronave. O executivo estimou que cerca de 200 voos serão realizados para a certificação até o final de 2025.

Atualmente, a empresa tem encomendas pendentes para o fornecimento de mais de 150 unidades do Superjet 100, incluindo um contrato com o Grupo Aeroflot e mais de 60 pedidos de diversas companhias aéreas.

O Superjet 100 é um avião narrow-body de curta distância produzido como parte do programa de substituição de importação de componentes e sistemas ocidentais por russos, sobretudo após as sanções colocadas na Rússia por causa da invasão da Ucrânia. O modelo faz parte da família de aeronaves Superjet que estão em operação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias