Início Aviação Militar

Putin diz a estudantes que aviões de combate do futuro serão do tamanho de uma mosca

Foto de eugeneharnam via Deposit Photos (sob licença)

O presidente russo, Vladimir Putin, disse a jovens em idade escolar como poderia ser uma aeronave militar construída com nanotecnologia. O chefe de Estado não descartou que o ensino dos fundamentos das nanotecnologias pudesse ser introduzido em aulas especializadas e falou sobre uma conversa sobre tais tecnologias com o primeiro-ministro Mikhail Mishustin, reporta a agência estatal TASS.

Durante a aula aberta “Fale sobre o Importante”, Maria Lebedeva, aluna do décimo ano do Território de Altai, abordou Putin com uma proposta para introduzir a nanotecnologia como disciplina opcional do 10º ao 11º ano em física, matemática, química e biologia. 

“É possível. Devemos sempre tratar isso com muito cuidado, com as novas disciplinas, mas em qualquer caso, como pode ser introduzida a educação complementar em algumas escolas especializadas”, concordou o presidente. Na sua opinião, “é absolutamente necessário fazê-lo, porque esta [nanotecnologia] é uma daquelas áreas em que reside o futuro”.

Putin chamou a atenção para o fato de que as nanotecnologias podem ser aplicadas em diversos campos. 

“Eles estão por toda parte. Isto não é apenas defesa, embora na defesa seja desnecessário dizer”, disse o chefe de Estado. “Hoje temos uma aeronave – um avião, então você pode fazer uma aeronave do tamanho de uma mosca usando nanotecnologias, e ela vai realizar quase as mesmas funções, é isso que são as nanotecnologias”, o presidente citou um exemplo.

Segundo ele, as nanotecnologias são “novos materiais, esse é um dos rumos da revolução em todas as esferas da vida. A nanotecnologia é uma bilionésima partícula de metro, e agora já se fala na necessidade de usar gradativamente nanopartículas como trilionésimos de metroAparentemente, provavelmente tenho medo de parecer ridículo, mas o microcosmo é tão infinito e ilimitado quanto o espaço, e isso é impressionante”

Para ele, “existem oportunidades enormes, simplesmente colossais, para o desenvolvimento de qualquer ramo de atividade e para o país como um todo. Só nos reunimos com o primeiro-ministro ontem à noite e falámos sobre isso. Faremos o nosso melhor para desenvolver esta área de atividade, inclusive no processo educativo”, assegurou o presidente. 

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile