Putin diz que a Rússia produzirá mais de 1.000 aviões de passageiros até 2030

Durante sua entrevista coletiva anual, o presidente russo, Vladimir Putin, revelou que a Rússia planeja produzir mais de 1.000 aviões de passageiros até 2030. Ele enfatizou que o mercado russo está atualmente “sobrecarregado” com aeronaves estrangeiras, segundo uma matéria do Gulf News.

Os comentários de Putin coincidiram com o fortalecimento do rublo, que atingiu uma máxima de duas semanas em relação ao dólar, devido aos comentários dovish do Federal Reserve dos EUA. Os investidores russos também estavam aguardando o esperado aumento da taxa de juros para 16% na sexta-feira.

Putin destacou que garantir a estabilidade e a previsibilidade nos mercados financeiros é uma prioridade para o governo russo. Ele mencionou que os recentes controles de capital, que exigem que alguns exportadores convertam parte de suas receitas em rublos, foram implementados para reduzir as saídas de capital desde outubro. Putin explicou que o governo tem um “desejo legítimo” de acompanhar o movimento de recursos e volumes de rublos acumulados pelos exportadores.

As taxas de juros também devem aumentar na Rússia, sendo que a maioria dos analistas prevê um aumento de 100 pontos-base, para 16%, em 15 de dezembro. Essa medida é uma resposta à pressão inflacionária causada pela escassez de mão de obra e pelo crescimento dos empréstimos.

Os índices acionários russos estavam em alta, e o petróleo Brent, referência para a principal exportação russa, também mostrou um aumento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias