Início Empresas Aéreas

Qatar Airways pode estar interessada em comprar parte da Virgin Australia

Divulgação – Qatar Airways

A Qatar Airways pode estar querendo avançar novamente na Austrália, desta vez adquirindo uma boa porcentagem da Virgin. Hoje, as duas companhias aéreas são parceiras, compartilhando códigos de voos, pontuação em programa de fidelidade e benefícios para os passageiros, num acordo maior do que aquele que a Qatar tem com a Qantas, principal concorrente da Virgin, mas parceria de aliança oneworld.

E agora surgiu a notícia de que a Qatar tem interesse em adquirir 20% da Virgin Australia, antes mesmo da empresa fazer a sua oferta pública inicial de ações, o IPO, que tem sido arrastado por um tempo.

Atualmente, 93% da companhia pertencem à Bain Capital, uma firma de investimentos americana que é acionista e dona de empresas famosas como o Burger King, Domino’s Pizza, The Weather Channel e Staples. Outros 5% são do Virgin Group, que fundou a empresa com Richard Branson, e 2% restantes pertencem a um fundo de investimento do estado de Queensland, onde a empresa aérea é sediada.

Segundo o Australian Financial Review, o anúncio de compra dos 20% da Virgin pode ser feito pela Qatar Airways muito em breve, mantida ainda a programação do IPO até o final do ano, com a empresa árabe já tendo sua fatia comprada da Bain Capital, que já tinha reafirmado que venderia sua posição, mas não por completo.

Esta aquisição de uma fatia na Virgin bota mais pressão na Qantas, que na administração passada de Alan Joyce era acusada de ser favorecida pelo governo local, principalmente em questões de voos extras que várias companhias asiáticas, incluindo a Qatar e suas concorrentes, pediam, mas eram negados pelo governo da Austrália já que, segundo ele, criaria um “desbalanço” na concorrência pelo fato de não ter mais voos (ou na mesma proporção) de aéreas australianas.

A Qantas, por conveniência ou não, nunca procurou aumentar seus voos para países asiáticos e está numa posição confortável, aproveitando a limitação da concorrência estrangeira e sem um adversário doméstico que possa colocar mais voos internacionais.

Agora, a depender do tipo de investimento da Qatar, não é impossível, apesar de improvável, que a Virgin Australia possa inclusive ter aviões maiores iguais a sua empresa mãe, a Virgin Atlantic, e operar eles em rotas voltadas para atender a rede da Qatar Airways, assim quebrando o “monopólio” da Qantas.