Qatar pode colocar um pedido de até 150 novas aeronaves de dois corredores; Boeing e Airbus disputam

A Qatar Airways lançou um Pedido de Propostas (RFP) para a aquisição de um grande número de aeronaves widebody. A solicitação foi feita tanto à Boeing quanto à Airbus, conforme revelou o CEO da companhia, Badr Al Meer, em entrevista à CNBC.

Embora o número exato de aeronaves desejadas não tenha sido especificado pelo executivo, relatos da imprensa especulam que a encomenda pode envolver entre 100 e 150 aviões de fuselagem larga.

Antecipa-se que o pedido se concentrará nas aeronaves Boeing 777X e Airbus A350, as quais serão utilizadas para substituir modelos widebody mais antigos que estão se aproximando do fim de seu ciclo operacional na companhia aérea. A divisão específica entre as duas fabricantes, no entanto, ainda não foi definida.

“Lançamos um RFP para criar alguma competição entre os dois fornecedores”, disse Al Meer. “Vamos passar pelo processo e, com um pedido tão grande, precisamos dedicar tempo”, concluiu.

Abordando outro assunto, Al Meer mencionou que problemas de produção e atrasos nas entregas de ambas as fabricantes têm afetado a Qatar Airways “em um certo nível”, especialmente quando as aeronaves não são entregues no prazo.

“Sempre estamos buscando crescer e expandir nossa frota e rede. Quando nossas aeronaves são adiadas, não conseguimos atender à demanda de nossos passageiros. Conhecemos os problemas da Boeing e Airbus, mas temos plena confiança nas duas organizações para superar esses obstáculos”, afirmou.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.