Quase 40 rotas foram inauguradas na América Latina em março, sendo 9 com aviões Embraer

O dinâmico mercado latino-americano e caribenho continua dando sinais de recuperação. Março tem sido um mês chave, já que vários países transitam na véspera da temporada de verão e se preparam para a chegada massiva de turistas canadenses, americanos e europeus.

Segundo comunicados oficiais, no mês passado foram inauguradas 39 rotas aéreas em diferentes países da região. Somente no dia 26 de março, 16 rotas começaram, informou um levantamento do site Aviacionline.

O mercado continua a ser revolucionado após o encerramento das operações de três importantes empresas: Aeromar (México), VIVA (Colômbia e Peru) e Ultra Air (Colômbia). As três companhias aéreas juntas movimentaram quase 9 milhões de passageiros anualmente, então o impacto começará a ser sentido com mais força durante o segundo trimestre.

Segundo a Associação de Transporte Aéreo da América Latina e Caribe (ALTA), em fevereiro de 2023 foram transportados 27,5 milhões de passageiros, o que representa uma recuperação de 98% em relação ao mesmo período de 2019. Assim, a América Latina e o Caribe se posicionaram como a terceira região do mundo com maior recuperação, superando a América do Norte, que alcançou 97,3%, e a Europa, com 82,7%.

Mercados Internacionais: A ALTA indicou que “em fevereiro de 2023, o tráfego internacional da Colômbia e do México cresceu 19% e 15%, respectivamente, em relação aos níveis de 2019, e a República Dominicana atingiu 108% de seus níveis pré-pandêmicos. Brasil, Chile e Argentina tiveram leve avanço em relação a janeiro de 2023, atingindo 78%, 81% e 71%, respectivamente”.

Mercados Nacionais: Por outro lado, “em fevereiro de 2023, a Colômbia superou seus níveis de tráfego doméstico de passageiros em 27% em janeiro de 2019. No entanto, espera-se uma desaceleração em seus números para o mês de março, devido à saída do mercado Ultra e Viva. O México cresceu 24% e a Argentina praticamente superou os níveis de 2019. O Brasil registrou um nível de recuperação de 89% e o Chile manteve-se em 88%.

Novas rotas com jatos Embraer: Um dado curioso verificado pelo site argentino trouxe a quantidade de voos inaugurados com aviões regionais da fabricante brasileira. As rotas foram:

– Bogotá – Caracas – SATENA – Embraer ERJ-145
– Barbados – St. Kitts and Nevis – Intercaribbean – Embraer EMB-120
– St. Lucia – St. Vincent – Intercaribbean – Embraer EMB-120
– Ciudad de México – Ciudad Victoria – AeroMexico – Embraer E190
– Ciudad de México – Colima – AeroMexico – Embraer E190
– Ciudad de México – Tepic – AeroMexico – Embraer E190
– Santo Domingo – St. Thomas – Sky High – Embraer E190
– São Paulo/Congonhas – Curitiba – Azul – Embraer E195
– San Vicente y las Granadinas – Havana – Conviasa – Embraer E190

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias