Querendo mais vendas, Boeing nomeia executivo chinês para liderar sua unidade na China

Foto de CeriBreeze via Deposit Photos (sob licença)

A Boeing anunciou a nomeação do veterano automotivo Alvin Liu para chefiar sua unidade na China a partir de 1º de setembro. Nascido na província chinesa de Liaoning, Liu substituirá Sherry Carbary, que se aposentará no final de 2020. Liu foi nomeado presidente interino em 10 de julho.

Ele demonstrou ampla experiência na liderança de mais de 20 anos como vice-presidente das operações da Ford Motor Company na Grande China e do Grupo de Mercados Internacionais da montadora.

Ao falar sobre a nova contratação, o presidente global da Boeing, Brendan Nelson, afirmou: “A China continua sendo de importância crítica para a The Boeing Company e temos muita sorte de ter Alvin liderando nossos esforços aqui e construindo uma grande parceria com nossos clientes chineses e outras partes interessadas”.

A nomeação ocorre no momento em que a Boeing enfrenta intensos desafios devido à tensão geopolítica, tanto que obteve poucos pedidos de transportadoras chinesas nos últimos anos, perdendo para a rival Airbus, que se expandiu maciçamente no país.

A China é um grande mercado para a Boeing: ela prevê que as transportadoras chinesas precisarão de cerca de 8.500 novas aeronaves e US$ 550 bilhões em serviços nos próximos 20 anos. Ademais, as atividades da companhia geram mais de US$ 1,5 bilhão em apoio direto à economia chinesa por ano.

Agora a rivalidade entre Airbus e Boeing se acentua na China, uma vez que ambas possuem executivos nativos na região. George Xu, veterano na Airbus e presente desde 2008, comanda a unidade da fabricante europeia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias