Rabisco em papel obriga passageiros a evacuarem na pista e todas as malas são retiradas do avião

Um bilhete contendo uma suposta ameaça de bomba foi encontrado em um avião da companhia aérea Cebu Pacific que tinha como destino a Manila, resultando no desembarque de todos os passageiros e no fechamento temporário do Aeroporto Internacional de Bicol no dia 2 de outubro de 2023.

De acordo com a Autoridade de Aviação Civil das Filipinas (CAAP), um papel rabiscado com a palavra “Bomb” foi encontrado pela tripulação no banheiro da aeronave, escondido no compartimento de papel higiênico. Como medida de precaução, os 130 passageiros do voo 5J-326 foram retirados do avião e todas as bagagens e pertences de mão foram revistados pelas equipes de segurança.

A Cebu Pacific confirmou o ocorrido e pediu desculpas pelo atraso nas operações, informando que os passageiros e a tripulação foram conduzidos à área de pré-embarque para serem atendidos e alimentados, enquanto suas malas eram descarregadas para passar por verificações de segurança adicionais.

Segundo a mídia internacional, um total de 10 voos da Cebu Pacific foram afetados, sendo 5 chegadas e 5 partidas, além de um voo da Philippine Airlines que foi desviado de volta para Manila conforme os protocolos de segurança. A pista do aeroporto só foi reaberta às 14h20, horário local.

Nenhuma prisão foi realizada em relação ao incidente, já que o autor da “brincadeira” não pôde ser identificado até o momento. Cabe ressaltar que nas Filipinas qualquer tipo de piada ou ameaça de bomba é considerado crime e pode resultar em pena de prisão de até 5 anos e multa de até US$ 700,00 segundo a Lei Antiterrorismo do país estabelecida pelo Decreto Presidencial nº 1.727.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

IATA relata bloqueio de US$ 1,7 bilhão em fundos de companhias...

0
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informou que, até o final de outubro de 2024, governos ao redor do mundo