Um bilhete contendo uma suposta ameaça de bomba foi encontrado em um avião da companhia aérea Cebu Pacific que tinha como destino a Manila, resultando no desembarque de todos os passageiros e no fechamento temporário do Aeroporto Internacional de Bicol no dia 2 de outubro de 2023.
De acordo com a Autoridade de Aviação Civil das Filipinas (CAAP), um papel rabiscado com a palavra “Bomb” foi encontrado pela tripulação no banheiro da aeronave, escondido no compartimento de papel higiênico. Como medida de precaução, os 130 passageiros do voo 5J-326 foram retirados do avião e todas as bagagens e pertences de mão foram revistados pelas equipes de segurança.
A Cebu Pacific confirmou o ocorrido e pediu desculpas pelo atraso nas operações, informando que os passageiros e a tripulação foram conduzidos à área de pré-embarque para serem atendidos e alimentados, enquanto suas malas eram descarregadas para passar por verificações de segurança adicionais.
“Bomb??”
— Jacque Manabat (@jacquemanabat) October 2, 2023
This crumpled note containing a bomb threat caused flight disruptions at the Bicol International Airport. The note was discovered in the restroom of a Cebu Pacific aircraft
📸 CAAP pic.twitter.com/nrHjL5y02H
Segundo a mídia internacional, um total de 10 voos da Cebu Pacific foram afetados, sendo 5 chegadas e 5 partidas, além de um voo da Philippine Airlines que foi desviado de volta para Manila conforme os protocolos de segurança. A pista do aeroporto só foi reaberta às 14h20, horário local.
Nenhuma prisão foi realizada em relação ao incidente, já que o autor da “brincadeira” não pôde ser identificado até o momento. Cabe ressaltar que nas Filipinas qualquer tipo de piada ou ameaça de bomba é considerado crime e pode resultar em pena de prisão de até 5 anos e multa de até US$ 700,00 segundo a Lei Antiterrorismo do país estabelecida pelo Decreto Presidencial nº 1.727.
READ: Cebu Pacific issues statement on reported passenger's bomb joke which led to passengers and crew being deplaned for security checks in Bicol Airport. | @miguelrcamusINQ /PDI pic.twitter.com/lxLv4eGm61
— Inquirer (@inquirerdotnet) October 2, 2023