Raríssimo avião DC-3 de 80 anos de idade aterrissa em Brasília a caminho do continente gelado

O Aeroporto de Brasília recebeu nesta segunda-feira, 25 de dezembro, o raríssimo avião Douglas DC-3 da empresa canadense White Desert, de matrícula C-FDXQ. De acordo com ferramentas de rastreamento de voos, o pouso do icônico avião na capital federal aconteceu às 16h54, proveniente da Guiana.

A aeronave está em rota para a Antártica, onde realizará voos com grupos de exploradores e pesquisadores. Em seu site na internet, a White Desert apresenta o modelo não como um DC-3 comum, mas como um Basler BT-67, uma versão modificada pela Basler Turbo Conversions.

Após as melhorias estruturais e atualizações aviônicas, além dos novos motores Pratt & Whitney PT6A e tanques de combustível de longo alcance, o avião tem um alcance de 2.140 nm (3.960 km).

A veterana aeronave, fabricada em 1944, passará pelo Brasil próximo de completar seus 80 anos de existência, mostrando que ainda tem muitas décadas de operações pela frente.

Rastreamento do voo: Radarbox

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias