Ratos andam pelos pés das pessoas em sala de companhia aérea no aeroporto de Manchester

Imagem: Divulgação/Ryanair – Edição AEROIN

Ninguém quer entrar em seu local de trabalho e se deparar com diversos ratos se divertindo por ali. No entanto, esse cenário virou uma realidade para a equipe da Ryanair em Manchester, na Inglaterra.

De acordo com uma reportagem do jornal inglês Liverpool ECHO, desde o ano passado, a sala de serviços da companhia low-cost Ryanair no aeroporto de Manchester, o terceiro maior em movimentação de passageiros do Reino Unido, está passando por uma infestação em massa de ratos, que circulam livremente pelo local.

Um funcionário da companhia relata que os ratos “estão subindo pelas pernas das pessoas, correndo em volta dos nossos pés. Um deles pulou no ombro da minha colega ontem. Eles estão pulando em cima de nós. Basicamente, somos como um playground para eles“, afirma o funcionário não-identificado.

Segundo ele, a infestação começou em setembro de 2022 e a equipe que trabalha no local já reclamou com a Ryanair e o Manchester Airports Group, administrador do aeroporto, mas o aeroporto disse que não ficou sabendo do problema até dezembro, quando os serviços do controle de pragas foram chamados.

O local onde os ratos se encontram é a mesma sala onde as tripulações ficam no aguardo de seus turnos e voos, onde descansam, fazem suas refeições e planejam seu dia de trabalho. Estima-se que cerca de 500 funcionários da companhia irlandesa tenham sido expostos aos animais, que transmitem diversas doenças como leptospirose, peste bubônica, tifo, entre outras.

No momento, vimos cinco (ratos), mas quando a sala está silenciosa, você pode ouvi-los correndo acima de nós, arranhando as paredes e o teto. Chegou ao ponto em que nos recusamos a ficar na sala, está ficando muito ruim (…) Uma garota recebeu uma ligação da gerência dizendo que estava resolvido – e no dia seguinte um rato pulou sobre ela“, afirma uma testemunha.

Um membro da equipe também afirmou que constantemente exterminadores e dedetizadores estão indo até o local do terminal aéreo para colocar armadilhas, como ratoeiras, mas com a alta reprodução dos ratos, não é possível fazer muita coisa.

Ratos se espalhando por outras áreas do aeroporto

Em uma pesquisa feita pelo AEROIN sobre o caso na internet, foi publicado um vídeo em um canal no YouTube que mostra um rato percorrendo as dependências de um quiosque da rede de cafeterias Starbucks do terminal do aeroporto de Manchester.

No vídeo, que está disponível a seguir, é possível observar que o estabelecimento já estava fechado, com cadeiras em cima das mesas e luzes apagadas.

Resposta da administradora do aeroporto

Para o jornal Liverpool ECHO, um porta-voz do Manchester Airports Group, grupo que administra o aeroporto afirmou que “Estamos cientes de um problema de pragas em uma área de briefing usada pela Ryanair. Estamos trabalhando com a companhia aérea e nomeamos especialistas em controle de pragas para resolver isso o mais rápido possível” conclui.

Leia mais:

Arthur Gimenes
Arthur Gimenes
Foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e colaborações na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias