Realizada a 1ª demonstração de voos de drones de nível 4 para entrega de produtos farmacêuticos no Japão

Imagem: Divulgação

A Japan Airlines (JAL) informou que uma parceria foi firmada no Japão para realizar uma demonstração de voos de drones de nível 4 para entrega de produtos farmacêuticos no país.

A demonstração ocorreu de 14 a 20 de dezembro de 2023, na vila de Hinohara, Tóquio, marcando a primeira vez que tais voos foram realizados no Japão. Voos de drone classificados como nível 4 são aqueles que vão além da linha de alcance visual (BVLOS, na sigla em inglês) em áreas povoadas.

Esta demonstração é baseada no “Projeto de Demonstração para a Promoção da Implementação de Serviços Logísticos de Drones em Tóquio” e visa acelerar a implementação social de serviços logísticos de drones em na capital japonesa.

Imagem: Divulgação

Além da Japan Airlines, as outras empresas envolvidas na parceria são: KDDI Corporation, KDDI SmartDrone Corporation, East Japan Railway Company, Weathernews e Mediceo Corporation.

A JAL explica que clínicas e hospitais dependem frequentemente de serviços de correio para entregar produtos farmacêuticos, incluindo medicamentos prescritos durante consultas médicas online, porém, com a crescente escassez de mão de obra em logística no Japão, o uso de drones para entregas vem ganhando cada vez mais atenção.

A recente alteração à Lei da Aviação, em vigor em dezembro de 2022, legalizou os voos de drones de nível 4, permitindo sobrevoar áreas residenciais. E esta mudança regulatória abre as portas para serviços de entrega de drones, permitindo o transporte de produtos farmacêuticos sem ser afetado pelas condições de tráfego, congestionamentos rodoviários ou desastres.

O objetivo desta demonstração não se limitou a um evento de um dia, mas sim a uma operação de uma semana para identificar e abordar desafios técnicos, regulamentares e operacionais rumo à implementação prática.

Após a conclusão da avaliação desta demonstração, nos próximos meses está prevista a introdução de portos de drones que permitem decolagens e pousos automáticos. Outras demonstrações serão realizadas para validar a segurança e as operações não tripuladas dos serviços logísticos de drones.

Além da validação do serviço através desta demonstração, também será realizada uma avaliação dos sistemas operacionais e de segurança necessários, bem como dos modelos de negócios, para garantir voos sustentáveis de drones.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias