Realizado o último voo do KC-130 Hércules FAB 2462, para virar peça expositiva no MUSAL

O KC-130 que agora faz parte do acervo do MUSAL – Imagem: Divulgação MUSAL

O Museu Aeroespacial (MUSAL) da Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a aeronave KC-130 Hércules (REVO – Aeronave de Reabastecimento em Voo), de matrícula FAB 2462, aterrissou na Base Aérea dos Afonsos (BAAF) na terça-feira, 11 de junho, realizando seu último voo e levando consigo uma rica história.

Este momento marcou a integração de mais uma aeronave histórica ao acervo do MUSAL, o que permitirá ao público conhecer duas variantes do lendário KC-130 Hércules – uma equipada para reabastecimento em voo e outra configurada para transporte logístico e missões diversas.

A missão de levar o KC-130 REVO da Base Aérea do Galeão (BAGL) até a BAAF foi conduzida por uma tripulação experiente, composta pelo Major Silveira (Comandante), Major Roberto, Capitão Avelar, Suboficial Alexandre, Suboficial Anderson e o Primeiro Sargento Roberto.

Imagem: Divulgação MUSAL
Imagem: Divulgação MUSAL

O Major Silveira compartilhou os principais desafios e sentimentos ao pilotar uma aeronave tão histórica e importante como o KC-130, especialmente sabendo que ela será preservada para futuras gerações no MUSAL:

“A sensação de voar a KC-130 é única. Desde quando entramos na Academia da Força Aérea, temos o desejo de pilotar uma aeronave desse porte. Ela cumpriu diversas missões, como lançamento de paraquedistas, busca e resgate e reabastecimento em voo. Saber que esta aeronave será preservada no MUSAL para futuras gerações é extremamente gratificante. Voar o KC-130 desde 2014 e agora completando um ciclo ao entregá-lo para o museu é muito recompensador, especialmente sabendo que outras pessoas poderão conhecer e valorizar a importância da aviação e da FAB.”

A adição do KC-130 REVO ao acervo do MUSAL permitirá ao público explorar e valorizar a rica história da aviação militar no Brasil. A aeronave ainda integrou a Cerimônia militar na Base Aérea dos Afonsos, durante as comemorações do Correio Aéreo Nacional 2024 (CAN), ressaltando a importância para a história da aviação brasileira e sua preservação para as futuras gerações.

Informações do MUSAL

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias