Início Aeroportos

Reino Unido inaugura o primeiro “vertiporto” para aeronaves eVTOL

Concepção gráfica do vertiporto – Imagem: Urban-Air Port

A Air One, a primeira estação aérea do mundo para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), abriu suas portas em Coventry, no Reino Unido. A empresa britânica Urban-Air Port, dedicada ao desenvolvimento deste tipo de infraestrutura terrestre, anunciou que este é o início de uma nova era de transporte urbano com emissões zero.

Coventry foi selecionada por sua localização geográfica e histórico de inovação automotiva e aeroespacial. Para a empresa, “representa o local ideal para mostrar o futuro da mobilidade”.

A empresa vai operar o aeroporto por pelo menos um mês. Isso servirá de modelo para os mais de 200 projetos semelhantes que planeja inaugurar em todo o mundo nos próximos cinco anos, para atender à crescente demanda por esse tipo de mobilidade urbana.

O mercado de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) está projetado para crescer a uma taxa de 9% ao ano nas próximas duas décadas. Seu desenvolvimento está crescendo e um grande número de aeronaves eVTOL começará a operar comercialmente durante esta década. No entanto, a falta de infraestrutura terrestre adequada para sustentar as operações continua sendo um dos maiores obstáculos ao crescimento do setor, segundo a NASA.

Nesse sentido, o novo vertiporto, como é chamado esse tipo de instalação, pretende ser um exemplo de como a mobilidade aérea urbana sustentável tem potencial para contribuir para a redução da poluição do ar e do congestionamento nas vias terrestres, conforme noticia o Aviacionline, parceiro do AEROIN.

“A Air One é apenas o primeiro modelo em nossa frota de infraestrutura e nossa carteira de pedidos não está apenas aberta, mas já crescendo”, disse Ricky Sandhu, fundador e CEO da Urban-Air Port. A empresa está atualmente trabalhando no desenvolvimento de aeroportos em Londres, West Midlands, Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, França, Alemanha, Escandinávia e Sudeste Asiático.

A localização do novo aeroporto, próximo à estação ferroviária de Coventry, pretende mostrar como um hub integrado para aeronaves eVTOL pode operar em um ambiente urbano congestionado. Para isso, várias avaliações serão realizadas ao longo do próximo mês.

Planos Futuros

Os vertiports da Urban-Air Port são projetados para serem muito flexíveis e atenderem a quatro mercados diferentes: táxi aéreo de passageiros, drones de entrega autônomos, gerenciamento de emergências e operações de defesa e logística.

Eles têm a capacidade de serem implantados em curto prazo para que as aeronaves peguem e transportem suprimentos de emergência, equipamentos e pessoas em várias situações.

A empresa gerará receita por meio de um modelo de infraestrutura como serviço, permitindo que os clientes decidam o nível de serviço de que precisam. Eles poderão optar por adquirir apenas a infraestrutura ou contratar um serviço abrangente que incluirá o projeto específico do local e suporte de manutenção.

Leia mais:

Sair da versão mobile