Início Empresas Aéreas

Rejeitado por estar acima do peso, Boeing 787 sem uso será desmontado

Foto – Clément Alloing

A C&L Engine Solutions, uma empresa do Grupo C&L Aviation, anunciou hoje que estará comercializando o material de avião novo Boeing 787-8 Dreamliner com motor GE que será desmontado.

A aeronave foi adquirida pela Cloud Investments Partners e por fundos de investimento geridos pela Strategic Value Partners, com a C&L atuando como gerente de ativos exclusivo. A aeronave é o primeiro Boeing 787 com motor GE a ser desmontado nom undo e é a primeira vez que um 787 novo de fábrica será desmontado em qualquer lugar do mundo.

A aeronave, de número de série 35507, é equipada com 2 motores GEnx-1B e será desmontada em Roswell, Novo México. As peças serão transportadas para o novo depósito da C&L localizado em Wichita, Kansas, onde estarão disponíveis para venda. A C&L está trabalhando com os fabricantes originais (OEMs) para utilizar essas peças no complemento de seus inventários atuais.

“O timing deste projeto para o 787 é perfeito”, disse Tim Brecher, Presidente da C&L Engine Solutions. “A frota de 787 está atingindo os 12 anos desde as primeiras entregas e entrando em uma agenda movimentada para manutenção pesada. A escassez de peças sobressalentes no mercado, combinada com os desafios contínuos na cadeia de abastecimento, tornam este projeto crítico para os OEMs e operadores.”

“Desmontar uma aeronave 787 praticamente nova com apenas alguns ciclos de traslado nunca foi feito antes“, disse David Weiss, sócio-gerente da Cloud Investment Partners. “Reconhecemos o benefício de peças novas no mercado para ajudar os OEMs a apoiar seus clientes, bem como fornecer uma fonte para as companhias aéreas comprarem peças difíceis de encontrar.”

Histórico da aeronave

Este 787-8 foi o 17º jato Dreamliner a ser produzido no mundo, numa encomenda original para a Royal Air Maroc. Porém mesmo não sendo protótipo, a aeronave foi entregue para a aérea com um peso básico operacional acima do contratual, provavelmente pelo fato de ser um dos primeiros aviões do modelo a saírem da produção em série.

Desta maneira a companhia marroquina recusou o modelo após um voo de aceitação, e a matrícula que seria designada à ele (CN-RGB) foi passada à outra unidade que a Boeing entrou dentro dos conformes, de número de série 43817, que no caso foi o 248º Dreamliner produzido.

Com a recusa do cliente inicial, a Boeing passou a procurar um novo dono para o avião fabricado em 2016, deixando ele com a matrícula temporária N947BA. A Crystal Luxury Air, conhecida pelo 777-200LR mais luxuoso do mundo que já esteve no Brasil, chegou a ter interesse na aeronave mas também desistiu dela.

Desde então o avião estava estocado em Victorville no Sul da Califórnia, sendo preservado por um período sem os seus motores no clima desértico da cidade. Mas no último dia 3 de março o avião foi preparado e decolou novamente, só que pela última vez para Roswell, onde foi repassado para a C&L.

Com Informações da Assessoria de Imprensa da C&L

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile