Início Aviação Militar

República Tcheca agora faz parte oficialmente do programa F-35A que substituirá caças Gripens

F-35 Lightning II – Imagem: Depositphotos

O Governo da República Tcheca assinou nesta segunda-feira (29) uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA) oficializando sua intenção de adquirir 24 aeronaves Lockheed Martin F-35 Lightning II de 5ª geração. Através do sistema de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governo dos Estados Unidos, a Força Aérea Tcheca receberá sua primeira aeronave em 2031, que estará na mais recente configuração avançada, o Bloco 4.

A aquisição de 24 aeronaves Lockheed Martin F-35A Lightning II foi autorizada pelo Governo da República Tcheca em setembro de 2023. A aquisição de vinte e quatro caças F-35A Bloco 4 constitui o projeto de Defesa mais importante da história das Forças Armadas Tchecas.

Além das aeronaves, a aquisição inclui treinamento de pessoal, atendimento e suporte logístico, bem como o desenvolvimento de outros serviços de apoio que garantem o sucesso das entregas dos 24 F-35. Em termos de cooperação industrial, há onze projetos elaborados com a Lockheed Martin e três projetos com a Pratt & Whitney.

Treze empresas e universidades tchecas participarão em quatro áreas: fabricação de componentes, pesquisa e desenvolvimento, treinamento e manutenção de pilotos e manutenção e reparo do F-35.

O Ministério da Defesa tcheco informou que o processo de aquisição tem uma duração prevista de onze anos, com a primeira aeronave a chegar em 2031. Juntamente com os pagamentos individuais, o Plano de Implementação Abrangente está sendo desenvolvido para definir a introdução do sistema F-35 no ambiente das Forças Armadas Tchecas. Especificamente, o plano abrange pessoal, treinamento, infraestrutura, serviço e apoio logístico, bem como o desenvolvimento de todos os demais serviços auxiliares, para receber as entregas progressivas das 24 unidades do F-35 sem contratempos desde o primeiro momento.

Os caças suecos SAAB JAS-39 Gripen C/D no inventário da Força Aérea Tcheca terão completado sua missão em 2035, quando o sistema F-35 atingir a plena capacidade operacional. A República Tcheca e a Suécia estão conduzindo negociações intensivas sobre o apoio necessário para permitir que os Gripens continuem servindo em serviço ativo dentro do prazo planejado.

O F-35 continua a ser a aeronave preferida da maioria dos países europeus para substituir suas frotas de caças de quarta geração. Na década de 2030, mais de 600 F-35 de mais de 10 países europeus trabalharão juntos, incluindo dois esquadrões completos de F-35 americanos estacionados na Royal Air Force Lakenheath.

Os F-35 operam agora em 32 bases em todo o mundo. Até o momento, a Lockheed Martin entregou mais de 990 F-35, treinou mais de 2.280 pilotos e 15.400 mantenedores, e a frota de F-35 ultrapassou quase 773.000 horas de voo acumuladas.

Com informações da Lockheed Martin

Leia mais:

Sair da versão mobile