Início Sem categoria

Resposta da LATAM sobre quem deve movimentar as cortinas nos aviões não agrada ao sindicato

Com atraso, a Latam Airlines Brasil respondeu ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) sobre as demandas apresentadas em reunião entre sindicato e empresa no dia 10 de maio. Na ocasião, a empresa afirmou que responderia de 10 a 15 dias aos questionamentos, disse o SNA.

Confira abaixo os temas abordados na reunião e a resposta da empresa:

Movimentação das cortinas em aeronaves narrow body – A Latam reforçou aos comissários, por meio de comunicado interno, que caso encontrem dificuldades no manuseio das cortinas, deverão solicitar assistência para a equipe de manutenção e reportar no RTC. O

Formulário que os tripulantes precisam preencher para o ajuste de função a bordo, reserva (ASB) e sobreaviso (HSB) – Serão realizadas modificações no sistema “iflightneo” para que os ajustes sejam realizados de forma automática, abolindo assim o formulário que os tripulantes precisam preencher para o ajuste de função a bordo, reserva (ASB) e sobreaviso (HSB).

Descanso obrigatório antes das férias, conforme artigo 46 da Lei do Aeronauta e inserção de reserva ao final da programação – Em virtude da contingência ocorrida no RS, a Latam pediu tempo adicional de duas semanas para avaliar os impactos do descanso obrigatório antes das férias, conforme artigo 46 da Lei do Aeronauta, e a inserção de reserva ao final da programação.

“O SNA reforça que não concorda com a atribuição da movimentação de cortinas divisórias aos comissários. O sindicato continuará acompanhado as demandas e em breve trará mais atualizações”, diz a nota. O SNA entende que a movimentação de cortinas não é atribuição dos comissários de voo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.