Restrições sobre a aviação iraquiana estão próximas de serem retiradas, afirma Governo

A Autoridade iraquiana de Aviação Civil anunciou na segunda-feira que a saída do Iraque das restrições internacionais “será em breve”. Atualmente, o Iraque tem suas empresas aéreas impedidas de voar para diversos países, devido ao resultado da última auditoria nos seus processos regulatórios.

agência de notícias iraquiana citou o porta-voz da agência de aviação local, Jihad al-Diwan, dizendo: “o Iraque está entre os cinco países que não passaram no programa global da ICAO para auditar o controle internacional de segurança (USOAP)”, mas disse que “a Autoridade de Aviação Civil está trabalhando para passar no teste, que está em várias etapas”.

Ele apontou que “durante 2019, o Iraque atingiu a taxa de aprovação de cerca de 75% do teste e auditoria”, enfatizando que “o Iraque passará o percentual restante durante um futuro próximo para sair das sanções internacionais”.

Anteriormente, o Ministério dos Transportes anunciou que o Iraque havia tomado medidas para completar os requisitos para levantar a proibição europeia das companhias aéreas. A proibição da aviação iraquiana foi imposta dos anos 1990 e durou até 2009. Depois disso, a aviação iraquiana foi proibida de voar nos céus da Europa de 2015 até agora.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias