Reunião da Aviação de Transporte da FAB termina com bonito desfile aéreo em Manaus; assista ao vídeo

Imagem: Força Aérea Brasileira

Durante os dias 9 e 11 julho, foi realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) a Reunião da Aviação de Transporte (RAT-2023), na Base Aérea de Manaus (BAMN), no estado do Amazonas. Com mais de 200 militares participando das atividades durante os três dias de evento, foi comemorado também os 40 anos do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) – Esquadrão Cobra.

A solenidade de encerramento da RAT-2023 foi presidida pelo Comandante Interino da Aeronáutica e Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, acompanhado pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida.

Também participaram da solenidade: o Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo (COMPREP), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; demais Oficiais-Generais; veteranos; Chefes; Diretores, além de autoridades civis e militares.

O Comandante Interino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Potiguara, destacou a finalidade da Reunião da Aviação de Transporte. “A RAT, como reunião, é um fundamento doutrinário. Para a Força Aérea Brasileira, primeiro, é uma aferição de doutrina para implementarmos novas ações”, disse.

A FAB conta, atualmente, com 13 unidades da Aviação de Transporte em todo o Brasil, que operam as aeronaves KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).

Imagem: Força Aérea Brasileira

A cerimônia foi marcada pela entrega da Comenda Cobra Honorário, Troféu Espírito RAT, Premiação Marcas Operacionais, e desfile aéreo das aeronaves KC-390 Millennium; C-130 Hércules; C-105 Amazonas; C-97 Brasília; C-95 Bandeirante; e C-98 Caravan.

O Chefe da Seção de Operações do Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Tracajá, Major Aviador Sérgis Mayson Oliveira Lima, destacou a importância de participar do evento. “A Reunião é o momento que conseguimos verificar se todas as ações estão de acordo com a doutrina que a FAB passa para cada Esquadrão. Assim, fazemos também a troca de experiência entre os tripulantes mais antigos e os Tenentes recém-chegados”, ressaltou.

Esquadrão Cobra

Criado em 04 de julho de 1983, o 7º ETA, ao longo dos seus 40 anos de existência, totalizou mais de 200 mil horas de voos, sendo o Esquadrão batizado como “Anjos da Amazônia”. O Esquadrão tem por finalidade realizar missões de transporte aéreo logístico e outras missões de caráter regional de interesse do Comando da Aeronáutica.

Operando com aeronaves C-98 Grand Caravan e C-97 Brasília, o Esquadrão Cobra, destacamos as missões de apoio à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro e aos demais órgãos governamentais, além das missões de misericórdia e evacuação aeromédica em apoio às comunidades carentes da Região Norte, onde o transporte por outros meios, se não o aéreo, é escasso, realçando a importância da nobre missão deste Esquadrão.

Se hoje no Cobra, cultivamos o senso de responsabilidade e comprometimento com os valores da Força Aérea Brasileira, isso se dá em virtude de nossos pioneiros, que logo após a criação da Unidade, iniciaram rapidamente o cumprimento da missão designada ao Esquadrão“, enfatizou o Comandante do 7º ETA, Tenente-Coronel Aviador André Nicolazzi Da Rocha. 

Imagem: Força Aérea Brasileira

Cobra Honorário

A Ordem dos Cobras Honorários, distinção de caráter permanente, foi criada com a finalidade de registrar a gratidão e o reconhecimento do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo àqueles que, de maneira totalmente abnegada e comprometida, contribuíram grandemente para o cumprimento da missão da Unidade ou a ela prestaram relevantes serviços.

Troféu Espírito RAT

O Troféu Espírito RAT é o símbolo da Aviação de Transporte, incorporando a essência da camaradagem, dedicação e a chama eterna dos pilotos que a compõe. Possui uma imensa importância, pois é passado ao representante da próxima localidade sede da reunião, significando a continuidade da história da aviação. O local escolhido para cada Reunião da Aviação de Transporte é cuidadosamente selecionado, e garante que o evento tenha abrangência em âmbito nacional.

Premiação Marcas Operacionais

A premiação por Marcas Operacionais, atingidas por um aeronavegante, demonstra o elevado grau de comprometimento, abnegação e profissionalismo dedicados à atividade aérea em sua carreira.

Reunião da Aviação de Reconhecimento

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) promoveu, entre os dias 21 e 23/06, a 76ª edição da Reunião da Aviação de Reconhecimento (RAREC-2023).

Militares dos quatro Esquadrões de Reconhecimento da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram dos três dias de reunião: Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo De Aviação (1°/10° GAV) – Esquadrão Poker; Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) – Esquadrão Orungan; Segundo Esquadrão do Sexto Grupo De Aviação (2°/6° GAV) – Esquadrão Guardião e Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo De Aviação (1°/12° GAV) – Esquadrão Hórus.

Imagem: Força Aérea Brasileira

A RAREC contou com palestras sobre Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), ministradas por especialistas e Comandantes de diferentes Esquadrões, rendendo aprendizado e troca de experiências vividas no cotidiano entre os participantes.

Também participaram da RAREC-2023: o Comandante Interino da Aeronáutica e Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; o Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas, Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer, dentre outras autoridades civis e militares.

Ao final da Reunião, foi realizada a solenidade alusiva ao Dia da Aviação de Reconhecimento, comemorado em 24 de junho, sendo presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Potiguara. Ainda durante a cerimônia, foi imposta a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Tenente-Coronel Aviador Ricardo Starling Cardoso, Comandante do 1º/12º GAV.

Em suas palavras o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida reforçou a importância da data. “Em um cenário de constante evolução operacional, a FAB implantou o conceito IVR: Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, com a Aviação de Reconhecimento transcendendo as especificidades de seus Esquadrões, uma vez que suas ações podem ser agregadas por membros de outras aviações, trabalhando sinergicamente. É o caso do Primeiro do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV), o Esquadrão Orungan, que desde 2022 tem operado a aeronave RQ-1150 Heron’’, falou.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias