Início Indústria Aeronáutica

Revelado o veículo hipersônico a ser lançado do meio das duas fuselagens do avião Roc

Concepção gráfica do Roc levando o veículo – Imagem: Stratolaunch

A Stratolaunch efetuou na última semana a estreia pública de seu veículo de teste Talon-A estruturalmente completo, o TA-0. Este primeiro veículo Talon-A será usado para testar e validar o sistema de liberação da aeronave Roc, de duas fuselagens e com a maior asa do mundo, além de caracterizar a dinâmica de separação do veículo Talon.

A plataforma de fixação, que foi testada durante o mais recente (quinto) voo de teste do Roc, em 4 de maio, será usada para transportar e liberar veículos hipersônicos Talon-A.

A estrutura é composta por uma mini-asa e um adaptador construído com revestimentos de alumínio e fibra de carbono. Ela pesa aproximadamente 8.000 libras (3.600 kg) e ocupa 14 pés (4,26 metros) da seção central de 95 pés (29 metros) da asa do Roc, permitindo espaço adequado entre as duas fuselagens da aeronave para liberação e lançamento seguro do veículo.

A estrutura personalizada também possui um sistema de guincho que elevará os veículos Talon-A até a plataforma a partir do solo, agilizando a preparação do lançamento e reduzindo a necessidade de apoio no solo.

Embora essa primeira versão do Talon-A não seja acionável em voo, suas futuras iterações serão protótipos autônomos, reutilizáveis ​​e movidos a foguetes, transportando cargas úteis personalizáveis ​​em velocidades acima de Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som).

O TA-0 continuará os testes funcionais e de integração nos próximos meses. Depois de concluir os testes de separação do TA-0, a empresa fará a transição para voar seu primeiro veículo de teste hipersônico, o TA-1. A equipe também iniciou a fabricação de um terceiro veículo, TA-2, o primeiro de teste hipersônico totalmente reutilizável.

Talon-A TA-0 – Imagem: Stratolaunch
O TA-0 fixado à asa do Roc – Imagem: Stratolaunch

A capacidade de teste do Talon-A permite, em última análise, o acesso rotineiro ao ambiente de voo hipersônico, que é crítico para pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e demonstração de componentes.

“Estamos orgulhosos de revelar nosso primeiro veículo de teste ao público e aos nossos principais interessados. O TA-0 representa o imenso progresso que nossa empresa fez em relação ao voo hipersônico em um curto tempo”, disse o Dr. Zachary Krevor, CEO e Presidente da Stratolaunch.

“Nosso ritmo de desenvolvimento é paralelo à necessidade crítica do país por recursos de teste hipersônico e estamos envidando todos os esforços para nos tornarmos um ativo de teste nacional para nossos clientes governamentais e comerciais em 2023”, finalizou o CEO.

Informações da Stratolaunch

Sair da versão mobile