Ricaço chega em jatinho no aeroporto, onde tem quantia em dólares roubada por fiscal de fronteira

Imagem: Andrew Thomas / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

William Joseph Timothy, um agente de 43 anos da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês), foi incriminado por supostamente ter roubado dinheiro de um passageiro ricaço que acabara de aterrissar nos Estados Unidos em um jato privado oriundo das Bahamas.

Segundo as acusações relatadas pelo Departamento de Justiça dos EUA, Timothy pode ser condenado a até 10 anos de prisão caso comprovado o crime de corrupção dentro do CBP.

As investigações tiveram início em maio de 2023, quando o passageiro do avião particular percebeu que aproximadamente US$ 2.200 tinham desaparecido de uma quantia maior em notas que ele havia entregado para Timothy fiscalizar. Embora o passageiro não tenha imediatamente denunciado o desaparecimento à polícia, ele fez o relato ao piloto de seu jato, que informou a CBP.

Ao abordar a denúncia, o Escritório de Responsabilidade Profissional do CBP analisou as imagens de segurança do aeroporto de Naples, na Flórida, onde alegadamente o roubo ocorreu.

Segundo a queixa criminal, Timothy é visto nas imagens recebendo um maço de dinheiro do passageiro para fiscalização e separando três pilhas de notas que não foram mais devolvidas à vítima. As acusações sustentam que Timothy separou 22 notas de US$ 100 e as cobriu com um formulário de declaração aduaneira na tentativa de ocultar o roubo.

O suposto roubo teria ocorrido em 24 de maio de 2023, no entanto, Timothy só foi acusado esta semana, após uma extensa investigação. O CBP está incentivando possíveis vítimas que passaram pelo aeroporto de Naples, mas ainda não denunciaram perdas para entrar em contato com as autoridades.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias