Rolls-Royce busca liderar a mobilidade aérea avançada; veja o que ela visa neste mercado

Concepção gráfica de um verti-porto – Imagem: Rolls-Royce

A Rolls-Royce anuncia hoje, 14 de fevereiro, a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com o Luxaviation Group, grupo especializado em serviços de jatos e helicópteros de luxo, para colaborarem na liderança do desenvolvimento e implantação da Mobilidade Aérea Avançada (AAM).

A Rolls-Royce fornecerá soluções de eletrificação, serviços de suporte de manutenção e soluções digitais para a rede planejada de verti-portos do Grupo Luxaviation. A Luxaviation já está presente em mais de 120 terminais VIP em todo o mundo.

Ambas as empresas afirmam que compartilham uma visão de soluções de mobilidade aérea avançada, incluindo decolagem e aterrissagem vertical totalmente elétrica (eVTOL) e híbrida, bem como aeronaves de asa fixa de transporte de passageiros.

O Memorando de Entendimento entre a Rolls-Royce Electrical, a Rolls-Royce Power Systems e a Luxaviation concentra-se em operações, verti-portos e infraestrutura circundante para dar suporte a esses novos mercados que deverão transformar a maneira como viajamos. A parceria estratégica abordará três áreas principais:

– Infraestrutura de carregamento e energia para verti-portos;

– Provisão de manutenção para aeronaves elétricas;

– Soluções digitais para aplicativos relacionados em AAM.

Rob Watson, presidente da Rolls Royce Electrical, disse que a Rolls-Royce será a principal fornecedora de sistemas de propulsão e energia totalmente elétricos e híbridos elétricos para mobilidade aérea avançada.

“Como parte de nossa estratégia, procuramos garantir que entendemos como podemos fornecer manutenção e serviços para essas novas aeronaves com base em nossos recursos existentes de MRO e análise. Esta parceria estratégica também aproveita as capacidades e a tecnologia da Rolls-Royce à medida que desenvolvemos os sistemas de energia elétrica e propulsão para eVTOL e aeronaves de passageiros. Além disso, a Rolls-Royce Power Systems é capaz de oferecer soluções de micro-redes para suportar o carregamento rápido de aeronaves elétricas e fornecer energia confiável, econômica e sustentável para os verti-portos”, detalhou Watson.

Andreas Schell, CEO da Rolls-Royce Power Systems, afirma que a Rolls-Royce oferecerá soluções integradas de uma única fonte em todas as suas unidades de negócios.

“A Power Systems já pode fornecer micro-redes ecológicas que combinam fontes de energia renovável, armazenamento em bateria e geração de energia convencional. Em breve, também os ofereceremos com geradores de células de combustível, motores a hidrogênio e eletrolisadores. Esta é outra demonstração de como a Rolls-Royce está ajudando a tornar a aviação mais sustentável”, explica o CEO.

Christophe Lapierre, chefe de estratégia da Luxaviation e presidente da Business Aviation Support Services, disse que a empresa está convencida de que a Rolls-Royce e a Luxaviation, dois líderes de mercado com uma rede global, talento, experiência e visão em toda a cadeia de valor, acelerarão a implantação de Mobilidade Aérea Avançada através desta parceria estratégica.

Com mais de 60 anos de experiência em operações, serviços de passageiros de Operador de Base Fixa (FBO) e centenas de aeronaves sob gestão, o Grupo Luxaviation lançou vários projetos que promovem o futuro da Mobilidade Aérea Avançada. A primeira entrega desta parceria será a criação e implementação de um projeto piloto delineando soluções elétricas.

No ano passado, a Rolls-Royce anunciou um caminho para emissões líquidas zero de carbono e sua tecnologia elétrica é uma maneira pela qual a empresa está ajudando a descarbonizar partes críticas da economia global. A Rolls-Royce está empenhada em garantir que seus novos produtos sejam compatíveis com operação de emissão líquida zero até 2030 e todos os seus produtos já existentes também sejam compatíveis com emissão líquida zero até 2050.

Informações da Rolls-Royce e do Grupo Luxaviation

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias