Início Aviação Militar

Romênia inaugura centro de treinamento para pilotos ucranianos de F-16

Na Romênia, foi inaugurado o primeiro Centro de Treinamento Europeu para os caças Lockheed Martin F-16 Fightin Falcon.

U.S. Air Force photo/Tech. Sgt. Nicholas Rau

O local de treinamento (EFTC) destina-se a capacitar pilotos romenos e ucranianos para se tornarem pilotos de F-16. A Ministra da Defesa dos Países Baixos, Kajsa Ollongren, e seu homólogo romeno Angel Tîlvăr, foram responsáveis pela abertura. Segundo Ollongren, o centro de treinamento simboliza a maneira como os países europeus unem suas forças, fortalecendo assim a defesa da Europa.

A Força Aérea Romena recentemente adquiriu aviões F-16. Como aliado da OTAN, o país pretende utilizar essas aeronaves para monitorar o espaço aéreo oriental da aliança. Ter uma localização de treinamento para F-16 em seu próprio país, onde também os pilotos romenos serão treinados, é um marco significativo.

A Ministra Ollongren afirmou: “Dessa forma, a Romênia poderá fazer uma contribuição crucial para a proteção da fronteira leste europeia. O futuro do centro de treinamento está em mãos competentes.”

A inauguração contou com a presença dos embaixadores dos Estados Unidos e da Ucrânia na Romênia. A Lockheed Martin, fabricante das aeronaves, também estava representada.

No centro de treinamento romeno, pilotos ucranianos também serão treinados para se tornarem pilotos de F-16. Segundo Ollongren, o treinamento desses pilotos e a entrega das aeronaves F-16 são passos importantes na defesa da Ucrânia contra a agressão russa.

A ministra visitou Kharkiv e Kyiv na Ucrânia, atingidas pela guerra, há menos de 2 semanas. Lá, ela testemunhou pessoalmente a determinação contínua da Ucrânia em vencer a batalha desde o primeiro dia da invasão russa.

A Holanda liderou a iniciativa de estabelecer o EFTC e disponibilizou 12 a 18 caças F-16s para esse fim. As aeronaves de combate continuam sendo propriedade da Holanda, sendo que as primeiras 5 já estão na Romênia.

Pela Assessoria de Imprensa do Ministério da Defesa dos Países Baixos

Sair da versão mobile