Início Indústria Aeronáutica

Rostec entrega o primeiro conjunto de aviônicos totalmente russos do MC-21

Imagem: Denis Fedorko / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A Rostec entregou ao fabricante da aeronave MC-21 (ou MS-21), a empresa Yakovlev, o primeiro conjunto totalmente russo de aviônicos para a cabine da aeronave, conforme foi afirmado em um comunicado de imprensa da estatal.

O Ulyanovsk Instrumentation Design Bureau (UKBP, parte do KRET da corporação estatal Rostec) desenvolveu e lançou a produção de equipamentos russos para criar um campo unificado de informação e controle para a cabine do MC-21”, observa a nota.

Em particular, foi criado um módulo para o MC-21, que permite controlar os sistemas hidráulico, de combustível, inercial, antigelo, sistemas de proteção contra incêndio, ar condicionado, sistemas de medição de velocidade, bem como outros atuadores do aeronave. 

Além disso, o equipamento de iluminação dentro da cabine do piloto também se tornou totalmente doméstico: desde iluminação de piso e iluminação geral até displays de sinalização”, acrescentou a estatal.

O diretor executivo da Rostec, Oleg Yevtushenko, cujas palavras são citadas na mensagem, observou que as empresas da holding estão cumprindo as tarefas atribuídas de substituição de importações, em particular, já “substituiu um grande número de componentes estrangeiros por equipamentos aviônicos e já começou a fornecer os mais recentes aviônicos para começar os testes de bancada, bem como montagem do MC-21.”

Com as sanções ocidentais após a invasão da Ucrânia, a Rússia tem corrido para usar apenas componentes fabricados domesticamente em suas aeronaves, a fim de garantir a sustentação do setor no futuro, na medida em que as companhias locais não conseguem mais acessar peças dos fornecedores como Boeing, Airbus, Embraer e outros.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile