Início Indústria Aeronáutica

Rostec inicia produção de vidros para aeronaves MC-21 e espera certificar o modelo ainda em 2024

Imagem: UAC

A empresa Obninsk NPP Technologiya, parte da corporação estatal Rostec, anunciou o início da produção em série de vidros de cockpit para a aeronave MS-21 (ou MC-21). Segundo a assessoria de imprensa da Rostec, a capacidade produtiva da empresa será de atender à demanda de acordo com o cronograma de produção do MS-21.

“Cumprimos o cronograma de produção do MS-21 e também contamos com a colaboração da nossa subsidiária NITS, nomeada em homenagem a V.F. Solinov, para a produção de produtos ópticos estruturais para a aeronave. Os vidros são fabricados com materiais domésticos e atendem aos requisitos de projeto, garantindo o conforto e a segurança da tripulação de voo”, declarou Andrey Silkin, diretor-geral da ORPE Technologiya Romashin.

A Rostec planeja fornecer 12 conjuntos de vidros para o modelo em 2024 e, até 2030, espera produzir mais de 70 kits por ano. Os vidros, que são resistentes ao impacto de aves, incluem dois para-brisas, dois vidros laterais e dois vidros traseiros, todos feitos de vidro de silicato temperado, colados com uma película de polímero. Para evitar a formação de gelo e neblina, as janelas são equipadas com aquecimento elétrico.

Certificação

A certificação da aeronave doméstica MS-21 que utiliza motores russos PD-14 deve estar finalizada até o encerramento de 2024, após essa data as entregas da aeronave transatlântica terão início. A afirmação foi do vice-primeiro-ministro e chefe do Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa, Denis Manturov, que concedeu uma entrevista ao veículo Izvestia.

“Acreditamos que, com cautela, até o final deste ano devemos chegar na etapa final de certificação. Após recebermos o certificado para o MS-21, daremos início ao processamento de embarque”, mencionou o vice-primeiro-ministro.

Anteriormente, a empresa estatal Rostec anunciou que a primeira entrega seriada de seis aeronaves MS-21 equipadas com motores PD-14 está programada para começar em 2024.

O motor turbofan PD-14 foi desenvolvido a partir da ampla cooperação com as empresas da UEC (United Engine Corporation), utilizando as mais avançadas tecnologias e materiais, incluindo compostos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile