Russa Sukhoi conduziu ensaio de voo de um protótipo de sistema aéreo não tripulado de decolagem vertical

Imagem: United Aircraft Corporation

O conglomerado russo de defesa Rostec informou que profissionais do Sukhoi Design Bureau testaram com sucesso um protótipo de drone de decolagem e aterrissagem vertical.

Os algoritmos de controle e operação do sistema de decolagem, voo pairado e pouso foram testados em uma instalação integrada de ensaios de voos. Os profissionais estão trabalhando proativamente na criação de um novo sistema aéreo não tripulado de transporte pesado para operação fora de aeródromos (OAB HLUAS – off-aerodrome-based heavy lift unmanned aerial system).

O novo drone comercial, que não precisa de áreas de pouso preparadas e infraestrutura de aeródromo para decolagem e pouso, ajudará a atingir uma ampla gama de objetivos de transporte e logística, como, por exemplo, entregar uma grande variedade de carga em áreas povoadas de difícil acesso.

“Nosso drone combina as vantagens de um avião e a versatilidade de um helicóptero. A propulsão híbrida inclui uma propulsão elétrica para elevação e um motor a pistão para o voo de cruzeiro. A decolagem e a aterrissagem verticais são asseguradas por motores de elevação montados nas vigas das asas. O motor a gasolina é acionado após a decolagem”, disse Evgeny Rubtsov, gerente de projetos OAB HLUAS do Sukhoi Design Bureau.

A decolagem, o voo em rota e o pouso são realizados em modo totalmente automático, porém, em caso de emergência o operador pode alterar a rota. O novo sistema aéreo não tripulado de carga pesada está sendo criado para voos na faixa de 500 km e será capaz de transportar até 300 kg.

Informações da Rostec

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias