Rússia anuncia renomeação de sua indústria de aviões comerciais para Yakovlev

Imagem: UAC

A corporação aeroespacial e de defesa russa United Aircraft Corporation (UAC) informa que a Irkut Corporation, que faz parte da UAC e é responsável pela fabricação dos aviões comerciais MC-21 (ou MS-21, pois o S no alfabeto russo é grafado como C) e SuperJet (SSJ-NEW), foi renomeada para introduzir uma nova marca – Yakovlev.

A decisão foi tomada levando em consideração o crescimento da geografia e competência da empresa no ramo da aviação civil nos últimos anos. Todos os procedimentos de renomeação corporativa serão concluídos em agosto deste ano. 

Nos últimos 20 anos, a Irkut Corporation cresceu de um centro corporativo na Irkutsk Aviation Plant para um desenvolvedor e fabricante líder de aeronaves civis. A Irkut hoje está presente em 10 cidades em 9 regiões do país, com mais de 20 mil funcionários e mais de 8 mil aeronaves fabricadas.

Segundo Andrey Boginsky, vice-diretor geral da UAC para aviação civil e diretor geral da Irkut Corporation, a indústria aeronáutica russa está em um ponto de virada, pois, tendo como pano de fundo a saída da Boeing e da Airbus (devido aos bloqueios por causa da guerra), está superando a dependência de importações e pretendendo equipar totalmente as companhias aéreas com aeronaves nacionais comparáveis ​​em qualidade, confiabilidade e outras características a aeronaves mundialmente famosas.

Até 2030, as empresas UAC fornecerão cerca de 500 aeronaves civis para companhias aéreas russas. A carga principal recai sobre a Irkut, onde serão produzidos 142 jatos regionais SSJ-NEW e 270 MC-21.

“Hoje, os programas MC-21 e Superjet New, pode-se dizer, chegaram à linha de largada. Já no próximo ano, iniciaremos as primeiras entregas de aeronaves de passageiros com substituição total de importações – com sistemas, motores e outras unidades nacionais. O fornecedor da nova aeronave será uma empresa com um novo nome”, disse o executivo.

A empresa possui uma vasta experiência no projeto de equipamentos de aviação e modernas instalações de produção e, ao longo dos anos de trabalho nos projetos Superjet e MC-21, acumulou competências únicas no trabalho com fornecedores, marketing, vendas e manutenção de aeronaves civis. Hoje, essas competências são utilizadas, entre outras coisas, para outros projetos da Divisão de Aviação Civil da UAC, como o Il-114 e o Tu-214.

A empresa enfrenta hoje a tarefa de formar a base da frota aérea civil da Federação Russa até 2030. De acordo com o programa abrangente para o desenvolvimento da indústria da aviação, mais de 400 aeronaves MC-21 e Superjet devem ser produzidas e entregues aos clientes nesse período.

O nome escolhido é uma referência a Aleksandr Sergeyevich Yakovlev, um engenheiro aeronáutico soviético que projetou as aeronaves militares Yakovlev e fundou o Yakovlev Design Bureau.

“O legado de A.S. Yakovlev não é apenas mais de 200 aeronaves desenvolvidas, mas também a criação de uma poderosa indústria de fabricação de aeronaves de empresas díspares e sua unificação para realizar tarefas de importância nacional, como foi o caso durante a Grande Guerra Patriótica. Essa experiência ressoa hoje, quando nossa indústria de aviação civil está se unindo diante de novos desafios e tarefas ambiciosas. Devemos não apenas preservar, mas desenvolver esse legado com base nos padrões modernos e nos requisitos da época”, disse Andrey Boginsky. 

A Yakovlev Design Bureau faz parte da Irkut Corporation desde 2004, mas agora toda a empresa terá o nome de A.S. Yakovlev, perpetuando-o na estrutura da indústria aeronáutica civil russa.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias