Início Aviação Militar

Rússia confirma compra de caças Sukhoi Su-35 Flanker pelo Irã

O mais avançado caça russo em plena operação terá seu primeiro cliente no Oriente Médio, com um pedido vindo da República Islâmica do Irã.

Hoje operando apenas com caças de geração anterior e bem antigos, incluindo o F-4 Phantom, F-5 Tiger, F-14 Tomcat, MiG-29 Fulcrum, Mirage F1 e os Chengdu J-7 (versão chinesa melhorada do MiG-21), o Irã é bem desafiado em sua defesa aérea.

Devido às sanções impostas décadas atrás pelos EUA, o país não consegue modernizar sua frota de caças, mas isto deverá mudar em breve com a ajuda da Rússia.

Moscou confirmou para a sua mídia oficial, a TASS, que um acordo foi fechado com Teerã para a venda de caças Su-35 Flanker, de jatos militares de treinamento Yakovlev Yak-130 e helicópteros Mil Mi-28 Havoc.

Uma parte destes aviões já está no Irã, incluindo o Yak-130, já os caças Su-35 serão entregues a partir de março. Além da Rússia, hoje apenas a China opera a versão mais avançada e final do Flanker.

Países como o Egito, Argélia e Indonésia encomendaram o modelo mas acabaram desistindo dele, após pressão dos EUA e problemas anteriores com fornecimento de peças para os caças russos já operados por estes países.

Sair da versão mobile