Início Sem categoria

Rússia continuará a reivindicar o retorno da aeronave Antonov An-124 apreendida pelo Canadá

O embaixador russo no Canadá, Oleg Stepanov, reiterou que a Rússia continuará a reivindicar o retorno da aeronave Antonov An-124, que foi apreendida pelo Canadá logo nos primeiros dias após a invasão da Ucrânia. Moscou classifica a apreensão do avião como um ato de pirataria e ilegal.

Consideramos a apreensão ilegal do An-124 uma forma clara de pirataria, uma apreensão injusta de nossas aeronaves. Como estado de origem, a Rússia seguirá buscando justiça e o retorno incondicional de nosso avião”, afirmou o diplomata.

Atualmente, a Volga-Dnepr, proprietária da aeronave, está tentando obter a liberação da mesma por meio de um processo de arbitragem no tribunal. “Isso será um teste para a justiça canadense”, destacou o embaixador.

Stepanov também salientou que o avião se encontra no aeroporto de Toronto por quase dois anos sem receber a devida manutenção.

“E apenas nós sabemos como colocá-lo novamente em funcionamento. Portanto, se fosse Ottawa, eu evitaria expor nossos cidadãos a riscos desnecessários, tentando voltar a operar esse transporte nos céus sobre as cidades canadenses. Isso seria corroborado por qualquer especialista técnico qualificado em segurança da aviação“, argumentou o embaixador.

O avião de carga An-124 Ruslan, da companhia aérea russa Volga-Dnepr, transportando testes de COVID-19 da China, que foi fretado pelo governo canadense, chegou a Toronto em 27 de fevereiro de 2022, duas horas antes das autoridades do país fecharem o espaço aéreo para voos russos devido à situação na Ucrânia. Mesmo assim, a aeronave foi detida e a tripulação, alojada em um hotel. Posteriormente, a equipe retornou à Rússia.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile