Início Indústria Aeronáutica

Rússia retoma o programa de ensaio em voo do Il-114-300, com 1º voo do segundo protótipo do avião

Imagem: Divulgação / UAC

A fabricante aeronáutica United Aircraft Corporation (UAC), que faz parte da estatal russa Rostec State Corporation, informa que retomou o programa de ensaios em voo do modelo Il-114-300, incluindo a realização do primeiro voo do segundo protótipo da aeronave.

O avião foi pilotado por uma tripulação composta pelo comandante, piloto-chefe e Piloto de Teste Homenageado da Federação Russa Sergei Sukhar, pela Piloto de Teste Homenageado da Federação Russa Igor Zinov e pelo engenheiro de teste de bordo de 1ª classe Oleg Gryazev. O voo durou 40 minutos e ocorreu em altitudes de até 900 metros e velocidades de até 230 km/h.

Imagem: Divulgação / UAC

Durante os testes, foram verificadas a estabilidade e controlabilidade da aeronave, bem como o funcionamento estável dos sistemas e equipamentos, todos de fabricação russa, muitos dos quais fabricados por empresas da Rostec State Corporation.

O comandante da tripulação informou que o voo correu bem, os sistemas e equipamentos funcionaram corretamente e o programa de voo foi concluído na íntegra. Antes do início dos voos, a aeronave passou por um ciclo de testes de solo: foram realizados testes de oficina e de aeródromo. Taxiamento e corridas em alta velocidade também foram realizados como parte do programa de testes de voo.

“A retomada do programa de testes de voo é um passo importante para a criação de uma nova aeronave para transporte regional. Estamos conectando a segunda máquina experimental aos voos. Gostaria de agradecer aos meus colegas de cooperação pela sua contribuição para a continuação do programa de testes. Todos nós temos muito trabalho pela frente. A aeronave foi projetada para operar inclusive em condições climáticas difíceis. Teremos que confirmar a confiabilidade e o desempenho de todos os sistemas, inclusive em climas adversos”, disse Daniil Brenerman, Diretor Geral do Ilyushin.

A aeronave Il-114-300 consiste em componentes russos e muitas empresas da UAC participam da cooperação. A documentação do projeto da aeronave foi convertida para formato digital e um modelo digital da aeronave foi criado. Isso permite que as fábricas envolvidas na cooperação criem aeronaves em um único espaço de informação.

“Os fabricantes de aeronaves ainda têm muito trabalho de certificação pela frente para a aeronave Il-114-300, incluindo testes de voo. As modernas aeronaves regionais de fabricação russa são extremamente necessárias para resolver os problemas que a liderança do país colocou para o transporte aéreo. Este é um aumento na mobilidade dos nossos cidadãos, um aumento na intensidade do tráfego aéreo na Rússia em uma vez e meia até 2030”, observou o chefe da Agência Federal de Transporte Aéreo, Dmitry Yadrov.

Segundo a UAC, o novo IL-114-300 tem melhor desempenho de voo, maior uso de materiais compósitos e um novo sistema digital de navegação de voo. Quase todos os principais sistemas da aeronave foram melhorados, com atenção especial à ergonomia da cabine.

A aeronave regional de passageiros Il-114-300 tem capacidade máxima de 68 assentos. Ele substituirá o An-24 nas companhias aéreas russas. O modelo será capaz de operar de forma autônoma em aeródromos relativamente pequenos, com superfícies de concreto e terra. Além disso, está planejado seu uso nas regiões árticas.

A aeronave está equipada com motor russo TV7-117ST-01, que passou por uma série de modificações. Também foi instalada uma nova unidade de potência auxiliar TA 14-114, que garantirá a autonomia da aeronave durante a manutenção e preparação para voo em aeródromos mal equipados.

“O motor TV7-117ST-01 é potente, confiável e de fácil manutenção. Os projetistas trabalharam muito para melhorar as características de desempenho família TV7-117. A UEC está aumentando sua capacidade de produção e estamos prontos para iniciar as entregas em série do TV7-117ST-01 para atender à demanda da indústria da aviação por motores nacionais”, disse Vadim Badekha, Diretor Geral da UEC.

O motor de aeronave TV7-117ST-01 é um desenvolvimento moderno da empresa ODK-Klimov de São Petersburgo. Foi certificado em dezembro de 2022 e é, segundo a fabricante, superior em características técnicas aos análogos estrangeiros.

O Il-114-300 decolou em 30 de março, dia em que se comemorou o 130º aniversário do nascimento do grande projetista de aeronaves Sergei Ilyushin. Sob sua liderança, dezenas de aeronaves foram projetadas, construídas e testadas para a frota aérea militar e civil da Rússia.

Informações da UAC

Sair da versão mobile