Rússia vai aderir a convenção que criminaliza o transporte de bombas nucleares em aviões civis

flying plane
Foto de Quintin Gellar via Pexels

O Conselho da Federação Russa aprovou em uma reunião plenária na sexta-feira (8) uma lei sobre a adesão da Rússia à convenção e protocolo que proíbe o transporte de armas de destruição em massa, bem como o uso de quaisquer armas biológicas, químicas e nucleares a bordo de aeronaves civis.

A informação, publicada pela agência de notícias estatal TASS, faz referência à Convenção para a Supressão de Atos Ilícitos Relativos à Aviação Civil Internacional e o protocolo que complementa a Convenção para a Supressão da Apreensão Ilícita de Aeronaves. Os acordos foram firmados pelos países com objetivo de reforçar a segurança antiterrorista no domínio da aviação civil internacional.

Conforme observado na nota explicativa da lei, a Convenção obriga os Estados a abrirem um processo criminal e aplicarem penas severas para o transporte de armas biológicas, químicas, nucleares e materiais relacionados em aeronaves civis. 

De acordo com a lei, a Rússia aderirá à Convenção e ao protocolo com várias reservas. Uma delas prevê a dependência de listas de controle multilaterais, embora não tenha explicado como isso funcionará na prática. De acordo com uma cláusula, qualquer controvérsia entre dois ou mais Estados Partes relativa à interpretação e aplicação da Convenção, que não possa ser resolvida por negociação, será, a pedido de um deles, submetida à arbitragem.

A nota explicativa da lei afirma que a adesão à convenção e ao protocolo “em geral atende aos interesses russos”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Em polêmica, passageiros foram solicitados a dar gorjetas às estações de...

0
Em uma polêmica recente, passageiros no Aeroporto de Detroit foram solicitados a dar gorjetas em estações de recarga de água. Essa orientação