Início Indústria Aeronáutica

Russos estão testando entradas de ar para sistema elétrico que vai melhorar a sustentação de aviões regionais

Especialistas russos estão testando entradas de ar para um sistema elétrico destinado a proporcionar uma melhora na sustentação em um programa de aeronave regional proposto. O trabalho faz parte do projeto de pesquisa Integral-RS e está vinculado a uma potencial aeronave que substituiria os Yak-40 da Yakovlev e os An-24 da Antonov.

Segundo o Instituto Central de Aerohidrodinâmica, a aeronave seria projetada para decolar de pistas curtas e irregulares em regiões remotas. Neste caso, seria equipada com um impeller elétrico, unidade de potência distribuída para aumentar a capacidade de carga do avião.

Pesquisadores conduziram testes em túnel de vento para estudar as características da entrada de ar em voo de cruzeiro, simulando sua operação a velocidades entre 260 e 400 nós. Os pesquisadores examinaram a dinâmica do fluxo de ar e os perfis de pressão na entrada do motor, para explorar os efeitos do ângulo de ataque e derrapagem lateral.

O instituto diz que os resultados ajudarão na preparação de uma seção experimental de asa a ser testada num laboratório de voo Yak-40.

Com o sistema de impeller, diz Evgeny Pigusov, vice-chefe do centro de tecnologia integrada do instituto, o coeficiente de sustentação da asa pode “aumentar significativamente”, reduzindo o comprimento da corrida de decolagem.

Os institutos envolvidos na cooperação dessa iniciativa incluem o Centro Nacional de Pesquisa de Zhukovsky, o Instituto Central de Motores de Aviação e o Centro de Pesquisa de Aviação Siberiano (SibNIA).

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile